Notas de Plenário


07/10/2008 18:08

Compartilhar:


Incentivos



O deputado Vitor Sapienza (PPS) falou de conversa que teve com sua filha, Lilian Maria, de 14 anos, sobre as diferenças no desenvolvimento econômico e social existentes entre os 645 municípios do Estado. O parlamentar explicou que algumas cidades foram menos beneficiadas devido à inexistência de estrada de ferro, como o Vale do Ribeira e o Vale do Paranapanema. "Mas essa situação vem sendo corrigida através de incentivos financeiros concedidos pelo governo estadual." (LP)



Valorização de servidores



José Bittencourt (PDT) pediu aos seus colegas que assinem manifesto organizado pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Alesp, presidida por ele, que trata da valorização e reestruturação das carreiras dos servidores da Agricultura. O parlamentar também parabenizou os cinco deputados que se elegeram prefeitos, em especial, Mário Reali (PT), de Diadema. (LP)



Impasse



"Apesar de a mídia ter noticiado que a paralisação da Polícia Civil de São Paulo teria trégua de 48 horas a partir das 8h desta terça-feira, 7/10, o impasse continua", esclareceu Olimpio Gomes (PV). O deputado informou que na sexta-feira, 10/10, os policiais realizarão manifestação no Vão livre do Masp "contra o devastador da segurança pública, que é o governo do Estado". Na sua opinião, a Alesp deve se manifestar a respeito. (LP)



Derrota interna



Pedro Tobias (PSDB) parabenizou os cinco deputados eleitos prefeitos. Tobias declarou que a derrota de Alckmin não foi nas urnas, "mas internamente". O deputado disse respeitar a decisão do partido de apoiar outro candidato, mas deixou claro que essa não é sua vontade. "Para que serve um partido que lança candidato avulso? O que falta ao PSDB é um Mário Covas", desabafou. (LP)



Eleitos



Passada a "festa da democracia", Simão Pedro (PT) saudou os deputados da Alesp eleitos prefeitos já no primeiro turno, destacando as vitórias obtidas por seu partido em Diadema, por Mário Reali, e em Araçatuba, por Cido Sério. O PT "obteve vitórias em cidades importantes, em razão da boa avaliação do governo Lula, que tem programas e soluções para os problemas do país", completou o deputado. (MF)



Metrô para Diadema



Agradecendo o apoio da população de Diadema, que o elegeu prefeito já em primeiro turno, Mário Reali (PT) afirmou que cobrará do governo estadual a extensão da Linha 1 do Metrô até aquela cidade, o que seria o primeiro prolongamento do sistema para fora da Capital. Reali ainda falou da pauta da Alesp até o final do ano, que, além da análise do Orçamento para 2009, inclui o projeto da lei específica para a represa Billings, que permitirá a regularização fundiária de seu entorno. (MF)



Eleitos 2



Adriano Diogo (PT) fez ampla análise das eleições municipais do dia 5/10, dando destaque aos candidatos ao segundo turno na Capital. Ele também disse que "o Brasil precisa se modernizar na política, renovando seus quadros". O deputado ainda saudou os funcionários da Secretaria da Agricultura presentes em plenário, que pedem reajuste salarial e revalorização das carreiras. (MF)



Nariz de palhaço



"O governo do Estado já colocou nariz de palhaço na Polícia e em todo funcionalismo, ao fazer promessas que não são cumpridas, tratando os servidores como lixo", disse Olimpio Gomes (PV), que ainda reclamou de "incompetência e desmandos" na gestão pública. No caso da movimentação da Polícia Civil, o deputado considerou que a "dignidade da tropa foi vendida". (MF)



Eleitos 3



Estevam Galvão (DEM) cumprimentou os deputados Dárcy Vera e Marco Bertaiolli, de seu partido, pela sua eleição às prefeituras de Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes. Embora não tenha sido eleito em Suzano, o deputado comprometeu-se a continuar a lutar por melhorias para aquela cidade, destacando a necessidade de reconstrução de estradas e a instalação de uma delegacia da mulher e de duas companhias da Polícia Militar. (MF)



Segundo turno



O deputado João Barbosa (DEM) parabenizou os parlamentares que obtiveram sucesso nas eleições do dia 5 de outubro. Citou especialmente Mário Reali, que se elegeu prefeito em Diadema, e Dárcy Vera que se elegeu prefeita em Ribeirão Preto. (SM)



Questão dos transportes



O deputado Pedro Tobias (PSDB) fez referências a duas cidades, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, e fez um convite ao presidente da Artesp para que visite as cidades e veja o que está acontecendo com a questão dos transportes na região. Segundo o parlamentar, é necessário pegar dois ônibus para ir de uma cidade a outra. Tobias reafirmou a necessidade de o presidente da Artesp analisar qual seria o melhor valor a ser cobrado nas passagens, bem como de se criar uma passagem única. (SM)



Vitória



O deputado Marcos Martins (PT) afirmou que o maior vencedor nas eleições de 2008 foi o povo brasileiro, pois é no sistema democrático que o povo tem condições de escolher livremente seus representantes. Lembrou também os 20 anos da promulgação da Constituição brasileira, em 5 de outubro de 1988. Martins parabenizou o clima de tranqüilidade em que transcorreram as eleições no dia 5/10, como também a livre manifestação e organização de várias categorias, inclusive da polícia civil que está fazendo paralisação por melhores condições salariais. (SM)



Herança



Adriano Diogo (PT) manifestou opinião de que, a prevalecer o resultado do 1º turno das eleições municipais, será instituído na capital do Estado o que ele considera a pior herança do malufismo. Para justificar sua análise, Diogo lembrou que o atual prefeito, eleito vice de Serra em 2004, iniciou sua carreira no PFL de Maluf, foi secretário de Planejamento de Pitta, segundo ele, na época em que se produziu a maior dívida já vista para São Paulo. (MS)

alesp