O Programa Escolar de Acompanhamento Domiciliar

Deputado propõe programa de integração entre escola, aluno e família.
26/02/2003 18:39

Compartilhar:


Da Assessoria

O Projeto de Lei 26/2003, do deputado Luiz Vieira Gonzaga, institui no Estado de São Paulo o Programa Escolar de Acompanhamento Domiciliar (PEAD).O principal objetivo da criação do projeto é otimizar o binômio formado pela estrutura de ensino e aprendizagem. As principais ações do programa estão concentradas em quatro pontos básicos e envolvem não só a participação do estudante, mas também a de toda a estrutura familiar do aluno.

Conforme o deputado, alguns dos problemas relacionados à aprendizagem residem nas relações familiares, fato comprovado por dados estatísticos relativos à educação no país. "Pretendemos, com a criação do PEAD, ultrapassar os limites dos muros escolares e, por meio de maior unidade entre alunos e familiares, detectar problemas que afetem o aproveitamento escolar", indica.

As principais medidas que fazem parte da concepção do projeto são: a elaboração de cadastro dos alunos e suas famílias para identificação e levantamento do histórico familiar do estudante; a interação com alunos e seus familiares, por meio de contatos e reuniões periódicas, buscando detectar e sanar eventuais problemas de cunho doméstico que afetem, direta ou indiretamente, o desempenho escolar; implementação de medidas de combate à dependência química e alterações de cunho psicológico, com auxílio de profissionais especializados; e instituição do mapa escolar anual para avaliar desempenho de cada aluno além do andamento do programa.

O PEAD será administrado por um conselho executivo formado por profissionais de educação e contará com a participação de pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais e do próprio corpo docente da escola que receberá treinamento específico para essa finalidade.

"Diferente de outras iniciativas em andamento, o PEAD não se reveste de cunho assistencialista. Não serão destinados recursos financeiros aos assistidos que, em grande parte dos casos, utilizam os recursos para outros fins que não os originais. Entendemos que, dentro dessa proposta, poderemos atender de forma direta e muito mais eficaz às necessidades da população escolar", complementa.











TSE divulga desempenho eleitoral de Gonzaga

Deputado teve votação decisiva em 21 cidades



O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encaminhou ao deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) uma análise sobre o seu desempenho nas eleições de 2002. Os dados estatísticos, recebidos na semana passada, apresentam comparativos entre as cidades paulistas em que Gonzaga foi votado e também detectam reduto eleitoral e a importância do resultado do parlamentar, para os números absolutos e desempenho de seu partido.

A estatística do pleito de 3 de outubro revela que o deputado teve desempenho acima da média de votação dos demais candidatos em 170 municípios do Estado, inclusive em locais distantes de sua base eleitoral, como Araras, Campos do Jordão, Iacri, Águas de Lindóia e outros. Levando-se em conta o desvio padrão, que mede a dispersão dos concorrentes em relação à média e identifica a concentração real de votos, constata-se que o parlamentar teve votação média acima dos índices em 56 cidades.

Com relação à estrutura partidária, a análise aponta que Gonzaga teve um desempenho acima da média de votação dos partidos, desvinculando-se do resultado obtido pelos demais componentes do PSDB em 40 localidades. Ainda sobre os dados referentes ao partido tucano, o deputado contribuiu com mais de 50% dos votos do PSDB em 16 cidades.

Os dados ainda revelam que 21 municípios foram fundamentais na reeleição do parlamentar, sendo responsáveis por mais de 81% dos votos totais do candidato. As cidades onde Gonzaga obteve mais expressiva votação foram: Tatuí, Cerquilho, Boituva, Cesário Lange, Angatuba, Laranjal Paulista, Capela do Alto, São Paulo, Votorantim, Bofete, Iperó, Porangaba, Tietê, Araçoiaba da Serra, Paranapanema, Sorocaba, São Miguel Arcanjo, Guareí, Sarapuí, Salto de Pirapora e Itapetininga.

Gonzaga comentou as informações e também os diferentes nichos de votação dentro do estado. "Os números apresentam algumas tendências. Os municípios do sudoeste paulista, para os quais direcionei meu trabalho, foram os responsáveis por mais de 80% de minha votação. Reflexo de que minha intenção em representar a região junto a Assembléia foi assimilada e, mais que isso, meu primeiro mandato foi bem avaliado por essa população" define o deputado que complementa: "Graças ao respaldo de Geraldo Alckmin conseguimos trazer significativas obras para o sudoeste paulista".

O parlamentar creditou a sua expressiva votação em cidades fora de seu reduto eleitoral à repercussão obtida, junto à população e imprensa, por seus projetos transformados em leis estaduais. "Muitas das soluções que foram apresentadas por mim, para regimentar o estado foram bem recebidas em todo Estado como, por exemplo, a lei que regulamenta o transporte intermunicipal de estudantes, que vem sendo chamada de Lei Gonzaga, e também a que disponibiliza às mulheres vítimas de violência cirurgias plásticas reparadoras, custeadas pelo estado", recorda-se.





Tabela - 30 municípios com maior votação



Município Votos Votos Válidos Colocação

Tatuí 31.997 66% 1º

Cerquilho 4.802 30% 1º

Boituva 4.102 23% 1º

Cesário Lange 3.260 50% 1º

Angatuba 3.250 33% 1º

Laranjal Paulista 2.963 25% 1º

Capela do Alto 2.875 41% 1º

São Paulo 2.064 0% 283º

Votorantim 1.624 3% 7º

Bofete 1.442 38% 1º

Iperó 1.426 16% 1º

Porangaba 1.416 41% 1º

Tietê 1.355 8% 2º

Araçoiaba da Serra 1.118 9% 4º

Paranapanema 1.095 13% 2º

Sorocaba 1.035 0% 16º

São Miguel Arcanjo 987 7% 5º

Guareí 976 19% 2º

Sarapuí 919 22% 1º

Salto de Pirapora 881 6% 5º

Itapetininga 871 1% 8º

Fartura 825 11% 1º

Conchas 802 11% 2º

Pereiras 739 21% 1º

Campina do Monte Alegre 710 27% 1º

Porto Feliz 646 3% 7º

Apiaí 644 5% 3º

Quadra 612 36% 1º

Rafard 589 10% 3º

Torre de Pedra 551 40% 1º

alesp