Liderança do PV promove seminário sobre epilepsia


05/09/2005 12:57

Compartilhar:


Transmitir informações e contribuir para combater preconceitos são alguns dos objetivos do seminário "Epilepsia Fora das Sombras", que será realizado na Assembléia Legislativa nesta sexta-feira, 9/9, no auditório Franco Montoro, a partir das 9 h. O evento reunirá especialistas para abordar aspectos clínicos, cirúrgicos e psicossociais ligados ao tratamento da doença, em relação ao trabalho, família, educação e qualidade de vida.

O seminário é promovido pela Liderança do Partido Verde, em parceria com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). Segundo o líder do PV na Assembléia Legislativa, deputado Giba Marson, a epilepsia ainda é vista como um tabu e isso acaba gerando preconceito contra portadores da doença. "Ela atinge cerca de 3 milhões de brasileiros, mas, por falta de informação, boa parte da sociedade não sabe lidar com esse problema e considera a pessoa com epilepsia um doente mental ou incapaz", afirma Marson.

O parlamentar acrescenta que "muita gente também acha que a epilepsia é uma doença contagiosa e que durante a crise a pessoa pode enrolar a língua e sufocar. Nada disso é verdade. Justamente para transmitir as informações corretas, decidimos realizar esse evento, que vai orientar as pessoas sobre as formas corretas de lidar com a epilepsia", explicou.

Além das palestras, o seminário apresentará o documentário Imagens da consciência e um projeto artístico, ambos realizados por pessoas com epilepsia. No final do seminário, os participantes receberão uma cartilha com as principais informações sobre a doença, fornecida pela Liderança do Partido Verde.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp