Da Tribuna


05/02/2010 17:52

Compartilhar:


Falta de investimento



Para Carlos Giannazi (PSOL), o atual governo estadual age com irresponsabilidade em relação aos investimentos na área da educação. De acordo com ele, ao analisar o sistema de gerenciamento de investimentos orçamentários estaduais, pôde-se constatar que R$ 46 milhões deixaram de ser investidos na formação dos professores, o que, segundo o deputado, é fundamental para a qualidade do ensino. Giannazi também falou a respeito do programa de valorização pelo mérito que, para ele, incentiva a concorrência e a divisão dos educadores no Estado. "O PSDB acabou com o plano de carreiras dos servidores da educação nos últimos 16 anos", afirmou. (NS)



Falta de Manutenção



Simão Pedro (PT) comentou a situação vivida pelo Estado por conta das chuvas, destacando a zona leste da Capital paulista. De acordo com ele, lideranças ligadas à região do Jardim Helena irão ao Ministério Público protocolar uma representação cobrando responsabilidade dos gestores públicos com relação à questão. Segundo Pedro, uma das principais causas dos alagamentos é a falta de manutenção e trabalho de limpeza dos rios. O parlamentar afirmou ainda que o governo estadual está se aproveitando da situação para expulsar famílias que vivem às margens dos rios com a intenção de agilizar e compensar as obras nas marginais. (NS)



Equívocos



Adriano Diogo (PT) mostrou entrevista da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, à TV Globo na manhã de 5/2, a respeito dos alagamentos no Estado. A matéria afirmava que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) havia recomendado a liberação de água dos reservatórios para evitar as enchentes. Segundo o parlamentar, a secretária não é do ramo dos recursos hídricos e cometeu vários equívocos durante a entrevista. De acordo com Diogo, a a Sabesp não foi previdente diante do relatório enviado pelo Inpe. "A verdade é que a água é uma mercadoria cara e não é disponibilizada por ser geradora de lucro", afirmou. (NS)



Responsabilidade do governo



Carlos Giannazi considerou patético o governador Serra atribuir o aumento da criminalidade em 2008 à crise econômica mundial e ao desemprego. Para o deputado, a responsabilidade é do governo, pois o corte de investimento na estrutura do Estado levou a falência de todas as políticas sociais. "Na área da saúde - afirmou Giannazi - estamos vendo hospitais sucateados, abandonados e a segurança nas mesmas condições, assim como as obras de prevenção de enchentes, não executadas, que poderiam ter minimizado os estragos das chuvas que castigam o Estado". (MA)

alesp