Deputados discutem empréstimo para "Fábricas de Cultura"


25/02/2003 21:30

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os parlamentares paulistas foram convocados para uma sessão extraordinária na noite desta terça-feira, 25/2, para discutir e votar o Projeto de Lei 556/2002, do governador do Estado. A matéria trata da autorização ao Poder Executivo para contrair financiamento no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado à execução do "Programa Cidadania para a Inclusão Social - Fábricas de Cultura". O valor do financiamento será equivalente a US$ 20 milhões e decorre de estudos realizados na esfera da Secretaria da Fazenda, por solicitação da Secretaria da Cultura. O programa consiste na implantação de equipamentos culturais nas regiões da extrema periferia da cidade de São Paulo, desprovidas de acesso a serviços de infra-estrutura, onde a população apresenta alto grau de vulnerabilidade à violência, risco e exclusão social.

Metas

O objetivo é promover um processo que provoque mudanças nas relações interpessoais e coletivas e no espaço público. Dentre as principais metas a serem alcançadas estão promover a inclusão social desenvolvendo a capacidade de interferir e transformar o cenário onde a população atua; promover intervenções no espaço público, contribuindo para a valorização da comunidade e integração dos moradores; e estimular a experimentação e contato com diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias, possibilitando a produção e consumo de bens culturais, a fim de lhes facultar o desenvolvimento intelectual e social.

Em uma segunda sessão extraordinária, o plenário deverá apreciar diversos projetos de autoria dos parlamentares, entre os quais o que estabelece normas a serem seguidas por clínicas que oferecem bronzeamento artificial. Até o horário de fechamento desta edição, a sessão extraordinária não havia terminado. Leia nesta quinta-feira a cobertura completa sobre as votações.

alesp