Sessão Solene comemora 35 anos da TV Cultura


17/06/2004 16:43

Compartilhar:


Da assessoria do Deputado Hamilton Pereira



Uma Sessão Solene na Assembléia Legislativa de São Paulo marcou a comemoração dos 35 anos da TV Cultura, completados na última terça-feira. A sessão ocorreu na manhã de quarta-feira, 16/6, e foi organizada pelos deputados petistas Hamilton Pereira e Vicente Cândido.

A cerimônia teve lugar no auditório Juscelino Kubitscheck e contou com a presença do novo presidente da FPA (Fundação Padre Anchieta - entidade gestora da TV Cultura e Rádio Cultura AM e FM), Marcos Mendonça e do ex-presidente FPA e atual presidente do Conselho Curador da Fundação, Jorge Cunha Lima. Compareceram, ainda, o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti e o Secretário Nacional de Cultura do PT, Glauber Piva; além de representantes do Sindicato dos Radialistas do estado de São Paulo.

Hamilton Pereira abriu a sessão destacando papel importante da TV Cultura não somente para o estado de São Paulo, mas para todo o âmbito nacional. "Estamos hoje aqui para comemorar os 35 anos da TV Cultura, cuja história se sobressai por uma programação de alto nível, que educa, que preserva a nossa cultura, que pratica o jornalismo com os mais consagrados profissionais, o que nos dá a segurança da isenção de sua informação", afirmou Hamilton Pereira. O parlamentar também citou as dificuldades financeiras por que tem passado a TV Cultura. "Espero que a sessão solene possa divulgar esse sistema de televisão e rádio, no sentido de que todos nos somemos para salvá-lo", disse. Um apelo foi feito ao governador para que acate as emendas apresentadas pelo deputados no que se refere ao direcionamento de recursos para a TV Cultura.

Jorge Cunha Lima, por sua vez, falou sobre a história e a força da TV Cultura. "Aqui na nossa ditadura, menos cruel (do que a II Guerra Mundial) porque era política, mas tão significativa quanto, num dos berçários da ditadura, realizou-se a fundação da TV Cultura, da Rádio Cultura, da Fundação Padre Anchieta", afirmou. "O milagre é que a criança nasceu com o DNA tão formidável que haveria de resistir a todas as atribulações que sofreu", completou.

Sérgio Mamberti fez questão de destacar a importância da iniciativa da Sessão Solene pela Assembléia Legislativa e referiu-se aos importantes serviços prestados pela Casa através da votação de destinação orçamentária à TV Cultura. "Porque na verdade, embora a TV Cultura tenha sido muito bem nascida, para ela se manter, ela sempre precisou, justamente desses apoios fundamentais na medida em que ela tinha como contraposição uma TV comercial extremamente agressiva", afirmou. O Secretário também manifestou o apoio e empenho do Ministério da Cultura para fortalecer iniciativas como a da TV Cultura.

Marcos Mendonça falou de seus planos como Presidente da FPA e destacou a digitalização da TV Cultura e a ampliação da programação. Mendonça fez ainda um apelo ao Ministério da Cultura para que auxilie a FPA a ampliar a transmissão da programação para além do alcance atual de 19 estados.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp