Artesão expõe trabalho na Assembléia Legislativa


24/05/2002 18:17

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Jaime Aparecido Olímpio, 46 anos, é um homem movido pela paixão. Fala da cidade em que vive - Guarulhos - e de sua família - mulher e quatro filhos - com o mesmo entusiasmo e envolvimento emocional com que fala da natureza e de sua arte. Ele expôs suas esculturas em madeira no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo até esta sexta-feira, 24/5, com a possibilidade de estender esse prazo até a próxima sexta-feira, dado o interesse que a mostra despertou aos funcionários da Casa e ao público visitante.

Ele conta que aos 41 anos descobriu sua vocação para a arte. De mecânico de automóveis, profissão que exerceu durante 12 anos, passou a interessar-se pela escultura quando viu cortes de madeira deixados às margens da rodovia Presidente Dutra, em 1998, quando foi duplicada. Para "ocupar um espaço vago" na loja das filhas, Mara Cristina e Luciana, transformou pedaços de madeira em pássaros, leões, ursos, gorilas, índios etc. De lá prá cá não parou mais, participa freqüentemente de exposições em espaços públicos, feiras artesanais e comercializa as peças que cria em sua loja no município de Guarulhos.

"As peças são exclusivas e não trabalho com madeira nobre. Uso cortes de eucalipto, abacateiro, goiabeira e bambu", explica, para demonstrar sua preocupação com a preservação do meio ambiente. "Acho um absurdo as queimadas e o desmatamento", prossegue, contando que jamais derrubou uma árvore.

/N+/Trabalho reconhecido/N-/

Jaime participou, entre outras, da 18ª Festa da Primavera, na Marquise do Ibirapuera, em São Paulo, vendeu algumas peças a visitantes do Japão, da Áustria, da Austrália e da Califórnia e recebeu convites para expor suas obras no exterior, possibilidade que está sendo avaliada por ele.

alesp