Opinião: Uma homenagem a Rio Preto

Rio Preto cresce ao ritmo de 8% ao ano, em média. Mais que a taxa média nacional, que é de 2,7%. Só em 2011, a cidade cresceu impressionantes 12%
22/03/2012 18:21

Compartilhar:


Para mim, é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade imensa representar São José do Rio Preto na Assembleia Legislativa. Representar os interesses maiores de seu povo trabalhador. Representar os mais puros anseios de integridade, ética e seriedade no trato da coisa pública. Representar a pujança desta cidade que há muito se firmou como polo de uma próspera região.

Cidade cosmopolita que não abre mão de suas raízes, caipiras com muito orgulho, pois caracterizam e definem um povo honesto, dinâmico, empreendedor, arrojado e também muito alegre. A hospitalidade do povo riopretense é reconhecida nacionalmente.

Um povo que constrói com afinco, todos os dias, a história de progresso de uma das cidades mais importantes e desenvolvidas do país. Os números falam por si : São José do Rio Preto é o centro de uma região que engloba mais de 120 municípios de São Paulo e de outros três Estados (Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso). Rio Preto cresce ao ritmo de 8% ao ano, em média. Mais que a taxa média nacional, que é de 2,7%. Só em 2011, a cidade cresceu impressionantes 12%.

Rio Preto atrai investimentos do Brasil e do Exterior. Recebe de braços abertos novos moradores vindos de todas as partes do país e do mundo, que vão para lá em busca de oportunidades de trabalho e educação de qualidade superior. Registro aqui que a nossa faculdade de medicina é referência em diversas áreas, por sua reconhecida competência educacional, estrutura eficiente e constante aprimoramento pedagógico e curricular.

Hoje, Rio Preto conta 450 mil habitantes, mas recebe 2 milhões de pessoas por mês, que utilizam sua histórica vocação para a prestação de serviços e comércio, setores que movimentam 78% da economia do município. Na atual administração, a cidade segue num ritmo de crescimento com qualidade de vida, marca do governo do prefeito Valdomiro Lopes.

Em sua administração foram criados os Núcleos da Esperança, que levaram dignidade para crianças e mães dos loteamentos irregulares, além de obras de fundamental importância para o futuro da cidade. Na área da saúde, uma das prioridades do prefeito Valdomiro Lopes, Rio Preto conquistou recentemente o reconhecimento do Ministério da Saúde : a cidade é a quinta do país que oferece o melhor atendimento pelo Sistema Único de Saúde. No Estado, é a segunda melhor.

Mas Rio Preto sempre quer e pode mais. O próximo desafio, que eu abracei como meu grande compromisso com minha cidade, como deputado estadual, é a implantação definitiva do Parque Tecnológico, que vai reunir as empresas que usam tecnologia de ponta, e da Estação Ecológica , que vai ocupar 6 milhões de metros quadrados de área verde, que será preservada, respeitada. O Parque Tecnológico e a Estação Ecológica representam o conceito do futuro: tecnologia e meio ambiente juntos, trazendo mais qualidade de vida para a população.

Rio Preto combina sua orgulhosa raiz caipira com sua vocação para o novo, para o futuro. Parabéns, Rio Preto.



Orlando Bolçone é deputado estadual pelo PSB.

alesp