Presidência da Assembléia divulga nota de repúdio ao assassinato da freira Dorothy Stang


15/02/2005 19:57

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, leu durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15/2, nota oficial repudiando o assassinato da freira Dorothy Stang, ocorrido no último sábado, no Pará. O documento condena o uso de violência na tentativa de solucionar conflitos sociais e destaca a premência de uma apuração rápida e responsabilização criminal dos envolvidos. Eis a íntegra da nota:

"A presidência, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, vem manifestar o seu veemente repúdio ao brutal assassinato da religiosa Dorothy Stang, ocorrido na manhã do último sábado, na cidade de Anapu, no Estado do Pará.

O assassinato de Dorothy Stang causa-nos imensa repulsa, primeiro porque os nossos valores éticos não admitem que uma vida humana seja ceifada pela ação consciente de outro ser humano e, segundo, porque, como políticos, é-nos inaceitável que os conflitos sociais sejam resolvidos pela violência. A finalidade da política é a solução não violenta dos conflitos sociais e, deste modo, o assassinato da irmã Dorothy Stang, ultraja-nos como seres humanos e como cidadãos brasileiros. Os seis tiros disparados contra a irmã Dorothy Stang, também feriram a nossa cidadania.

A apuração rápida da autoria e a devida responsabilização criminal, dos responsáveis por esse crime ignóbil, é o que toda a sociedade paulista e este Parlamento esperam das autoridades do Estado doPará.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo externa o seu profundo pesar pela morte da irmã Dorothy Stang e se solidariza com a sua família nesse momento de dor."

alesp