TV Alesp debate problemas do sistema prisional paulista


10/05/2011 10:30

Compartilhar:


Exibido de forma inédita, em 5/5, pela TV Alesp, o programa "AL Convida" abriu espaço para que o deputado Carlos Giannazi (PSOL) discutisse os vários e graves problemas do sistema prisional do Estado de São Paulo e de seus servidores.

O deputado foi o proponente da pauta e entrevistou o secretário-geral do Sindicado dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), João Alfredo Oliveira, e o psicólogo, professor universitário e autor da tese de doutorado na USP "Espaço de Vida do Agente Penitenciário no Cárcere" Arlindo da Silva Lourenço.

Durante o programa, o parlamentar cobrou do governador mais investimento na reciclagem dos trabalhadores do sistema prisional. "Os salários são aviltantes, as condições de trabalho são precárias e os servidores do sistema penitenciário estão constantemente expostos a riscos de saúde e de morte", disse o deputado. De acordo com depoimentos de muitos, a categoria é ameaçada pelo crime organizado e, ao mesmo tempo, por diretores autoritários dos presídios, que assediam moralmente os funcionários de várias unidades carcerárias.

Superlotação de cadeias, insalubridade, falta de equipamentos e, principalmente, de valorização das profissões ligadas às funções do sistema prisional foram alguns dos temas debatidos.

O "AL Convida" será reprisado em horários e dias alternados pela TV Alesp.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp