Assembléia comemora os 35 anos da TV Cultura


16/06/2004 19:46

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

"A TV Cultura é um patrimônio do Brasil, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na área de educação e cultura. Agora a Unesco acaba de adotar, como modelo para as televisões públicas do mundo, o sistema de jornalismo lançado pela Rede de Televisão Cultura", declarou o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, na sessão solene ocorrida na manhã desta quarta-feira, 16/6, para comemorar os 35 anos da TV Cultura.

O deputado Hamilton Pereira (PT), na presidência da sessão, ressaltou a importância da emissora como "um dos veículos de comunicação de maior credibilidade no país". E conclamou: "Precisamos ajuntar forças para a preservação desse patrimônio do povo paulista."

Essa posição foi ratificada pelo também petista Vicente Cândido, um dos proponentes da homenagem. "Quanto mais assisto à televisão, mais me convenço que o papel da TV Cultura é fundamental para equilibrar a qualidade dos meios de comunicação de massa no Brasil e a Assembléia paulista tem a obrigação de zelar por esse patrimônio da sociedade", ressaltou.

Neste sentido, o presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, agradeceu o empenho da Assembléia Legislativa na luta pela preservação da tevê. "Nós homenageamos a Assembléia pelo serviço prestado à Cultura , sempre lutando pela manutenção da entidade", falou, constatando que nos últimos anos não houve um só orçamento do Estado em que não figurou emenda para ajudar a manter a instituição.

"Reafirmo aqui o compromisso do governo Federal para ampliar o espaço público da televisão, visando a construção de um novo país", afirmou o ator Sérgio Mamberti, secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, recordando, em seguida, a importância da instituição na formação do jovem brasileiro, especialmente através do programa Ratibum, do qual é protagonista, interpretando o doutor Vítor.

Já o deputado Ricardo Trípoli (PSDB) lembrou que, da parceria da TV Cultura com o Parlamento paulista, nasceu a então TV Legislativa (hoje TV Assembléia), em 1995. "Temos aqui uma tevê não-comercial, que apresenta o perfil dos deputados desta Casa, escancarando-a para a sociedade", observou.

Além dos deputados Waldir Agnello e Edson Ferrarini, ambos do PTB, estiveram presentes à solenidade inúmeros funcionários da organização, além de representantes do Sindicato de Radialistas do Estado de São Paulo.

alesp