Da Tribuna


22/03/2011 19:40

Compartilhar:


Independência feminina



Telma de Souza (PT), em seu primeiro pronunciamento do mandato, defendeu a participação feminina na Assembleia. Comentou que indepedentemente de uma mulher ocupar a Presidência do país, o caminho a ser percorrido pelas mulheres ainda é longo e pesado. A deputada mencionou a importância do papel feminino na educação e sua experiência na área. "Somos mães, professoras, assistentes sociais e psicólogas. Não é fácil, mas viemos para ficar e sermos reconhecidas". (DV)



Dia Mundial da Água



Referindo-se ao Dia Mundial da Água, José Candido (PT) defendeu a criação de planejamentos para a preservação dos recursos hídricos e superação dos problemas no abastecimento e tratamento da água. O parlamentar criticou o desperdício, como lavar carros e calçadas, e pediu conscientização à população. O deputado falou sobre as águas contaminadas e lembrou o caso da cidade de Suzano, que atualmente tem todos os seus rios poluídos. "Fizemos um debate na praça da cidade sobre o assunto e apresentei o tema Água poluída nos rios". (DV)



Sustentabilidade X tecnologia



Orlando Bolçone (PSB) disse que chegou à Casa com humildade e vontade de aprender. Ele comentou sua preocupação com a questão do desenvolvimento sustentável e defendeu mais investimentos em ciência e tecnologia. Segundo o deputado, 20 parques de tecnologia serão criados a fim de incentivar o desenvolvimento no Estado, num exemplo para o país. Declarou que através de universidades públicas e do auxílio do governo pode-se conseguir um importante desenvolvimento científico e tecnológico. "Esse é o grande desafio desse século, sem esquecer da sustentabilidade". (DV)



Dia Mundial da Água II



Rita Passos (PV) mencionou o Dia Mundial da Água, que considera uma oportunidade para reflexão sobre a questão do uso indevido e contaminação da água. "A ONU criou esse dia para conscientização e elaboração de medidas práticas" de preservação desse bem. A deputada revelou que desde 1950 o consumo de água triplicou, entretanto seu reaproveitamento ainda é pequeno. Segundo ela, estudos indicam que a população usa o recurso inadequadamente com certos hábitos cotidianos, como banho demorado e torneira aberta ao escovar os dentes. Para Passos, três medidas importantes têm que ser tomadas: reduzir o uso, repor e reutilizar a água do planeta. (DV)



Dia Mundial da Água III



Após comentar os pronunciamentos de José Candido e Rita Passos, Marcos Martins (PT) também referiu-se ao Dia Mundial da Água e citou estatísticas que apontam que uma em cada oito pessoas no mundo não tem acesso ao recurso, enfrentando a escassez. Criticou o serviço de abastecimento de água no Estado, responsabilizando a Sabesp pela qualidade ruim das águas. Para Martins, por mais que a população tenha consciência e boa vontade é preciso mais para combater o desperdício. Acusou a Sabesp de não cumprir com suas responsabilidades. "Não podemos fechar os olhos e culpar as prefeituras. A Sabesp tem um contrato com as cidades, então ela é a responsável". (DV)



Guarulhos



Alencar Santana (PT) elogiou a atitude da presidente Dilma Rousseff de receber e tratar pessoalmente de investimentos com o governador Geraldo Alckmin, como a liberação de verba para as obras do Rodoanel e para a malha ferroviária no Estado. Entretanto, Santana criticou a postura do governador em relação a Guarulhos, reclamando que a região passa por problemas ambientais e sociais e não está tendo a atenção devida do Estado. Pediu sensibilidade ao governador e que ele lembre da atitude de Dilma e tenha a mesma para com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. (DV)



Apoio às santas casas



"Quero reforçar o pedido de adesão dos deputados à reabertura da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, instituições extremamente importantes para o atendimento de saúde nos pequenos municípios", disse Itamar Borges (PMDB). O deputado considera necessário maior investimento nessas instituições porque muitas delas atendem mais de cinco cidades de uma mesma região. Ele pediu também que os parlamentares assumam essa responsabilidade para que haja uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento do setor de saúde. (DK)



Educação em debate



Simão Pedro (PT) manifestou seu apoio ao protesto organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que reivindica a aprovação da PEC 9/2009, destinando 50% do Fundo do Pré-sal para a educação. Ele comentou relatório sobre modificações que podem ocorrer na USP Leste, como a fusão do curso de obstetrícia com o de enfermagem, a diminuição de vagas de certos cursos e a implantação de dois novos cursos. "Falta a USP chamar a sociedade, a comunidade acadêmica, os parlamentares para esse debate. Vamos protocolar um pedido para atuar como intermediário nesse diálogo dos estudantes com a universidade". (DK)



Segurança pública no Estado



"Sai governo tucano, entra governo tucano e a segurança pública do Estado continua a mesma: um caos, um desastre", criticou João Antonio (PT). O parlamentar lembrou que os profissionais do setor são os que têm a pior remuneração da federação e comentou casos recentes de violência, como o ocorrido com o deputado Jooji Hato (PMDB), que foi assaltado em Diadema durante visita a uma obra, e o assalto a uma residência próxima a uma delegacia extinta. "Esta é a realidade desses profissionais e o Legislativo tem que assumir as responsabilidades junto à categoria". (DK)



Déficit de profissionais



Olimpio Gomes (PDT) endossou o discurso do deputado João Antonio (PT) sobre a segurança pública do Estado e pediu que os profissionais da categoria recebessem o devido tratamento. Gomes ainda lembrou que oito estados brasileiros e o Distrito Federal adotaram o conteúdo da PEC 300, que prevê a criação de um piso nacional para a categoria, e questionou quanto tempo levará para que essa proposta seja adotada no Estado. "Há um grande déficit de profissionais no setor: faltam 6 mil PMs e 4 mil policiais civis na corporação militar. Isso ocorre por irresponsabilidade administrativa do Estado", criticou. (DK)



Boas notícias



Gerson Bittencourt (PT) citou reportagem sobre a proposta do governo de ampliar o Corredor Metropolitano Noroeste a outros municípios e a implantação do bilhete único metropolitano em Campinas, na Baixada Santista e em outras cidades. Bittencourt comemorou ambas as notícias, mas expressou preocupação com a entrega do corredor, prevista para 2013/2014. "É importante que o transporte coletivo seja o elemento estruturante da consolidação dessas regiões metropolitanas, senão teremos cada vez mais congestionamentos e uma perda muito grande de recursos em função destes". (DK)



Saúde pública



Luiz Marcolino (PT) contou dois casos que ilustram a demora no atendimento em hospitais públicos, como o caso de uma mulher com cálculo na vesícula, que esperou três meses pela cirurgia, tendo que apelar ao Ministério Público estadual, e o de um rapaz que sofreu esmagamento de coluna e não consegue consulta nem cirurgia. Ele ainda se posicionou contra lei que determina que os hospitais públicos destinem até 25% dos leitos a quem tem plano de saúde. "No atual regime, há pessoas no Estado que não conseguem fazer as cirurgias necessárias e acabam morrendo na fila", lamentou. (DK)



Direito da Minoria ferido



Antonio Mentor (PT) comentou o "vergonhoso episódio do dia 16/3, quando a Minoria na Casa foi impedida de protocolar CPIs", que pediam "a investigação de questões que preocupam o povo paulista, como a profusão de pedágios, que ferem o direito de ir e vir", entre outros problemas, e também a CPI que analisaria a denúncia da propina para dirigentes da Alston e do Metrô. As explicações dadas para que as 11 CPIs do governo fossem protocoladas na frente "feriram os princípios constitucionais, agrediram a lógica" e "impediram o legítimo exercício do papel fiscalizador" do Legislativo. "Não podemos permitir que uma manobra mesquinha impeça nosso direito da Minoria", disse Mentor. (MF)



Papel do Legislativo



"Após três mandatos de vereador e dois de prefeito na cidade de Embu das Artes, cheguei a esta Casa com grande expectativa, mas tive um choque ao presenciar uma sessão protagonizada por um relógio de protocolo", disse Geraldo Cruz (PT). As CPIs são uma forma de dar transparência ao Legislativo, disse. Ele sugeriu aos demais deputados que visitem os bairros de suas cidades, principalmente os mais pobres, para ver os problemas e o que pode ser feito para beneficiar a população. Cruz reclamou ainda da Sabesp, que cobra por serviços que não presta, como esgoto, num verdadeiro desrespeito ao consumidor. (MF)

alesp