Creches durante todo o ano


15/12/2011 21:24

Compartilhar:


O deputado Vinícius Camarinha (PSB) apoiou-se em várias pesquisas que mostram que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o aprendizado. Dados do IBGE também dão conta de que pelo menos 30% das mulheres brasileiras com filhos de 0 a 6 anos não conseguem vagas em escolas públicas para suas crianças, para propor o PL 426/2011, que torna obrigatório o funcionamento de creches, em todos os meses do ano, salvo finais de semana e feriados, no Estado.

O projeto estipula que o atendimento destina-se a crianças de 0 a 3 anos, podendo estender-se a menores com 6 anos de idade onde não haja atendimento pré-escolar para essa faixa etária. Camarinha citou números da prefeitura de que há mais de 100 mil crianças, só na cidade de São Paulo, esperando por vagas em creches e pré-escolas.

Defendendo seu projeto, Camarinha citou a tese da Defensoria Pública de que "as creches constituem serviço público essencial, não apenas relacionado à educação, mas também à assistência social, motivo pelo qual não pode sofrer interrupções".

alesp