Bienal é evento de cultura e inclusão social, afirma presidente da Fundação


18/11/2004 18:30

Compartilhar:

Manoel Pires da Costa, presidente executivo da Fundação Bienal e o deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/beraldo Bienal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

O presidente executivo da Fundação Bienal, Manoel Pires da Costa, foi recebido pelo presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, nesta quinta-feira, 18/11. Após o encontro, Pires da Costa avaliou a 26ª Bienal de São Paulo como um evento bem-sucedido nas áreas cultural e social.

"Além da seleção artística de qualidade, neste ano a Bienal, com ingresso gratuito, está mais democrática", afirmou. Para ele, a democratização do espaço da arte torna-se um instrumento de inclusão social. Além disso, a realização do evento foi a oportunidade para que a Fundação Bienal ministrasse curso profissionalizante de montagem e manutenção de exposições artísticas.

Para a gratuidade do ingresso na 26ª Bienal colaborou a destinação de recursos por parte do governo federal, obtidos a partir de emenda apresentada pela bancada paulista na Câmara dos Deputados. O deputado Alberto Turco Loco Hiar (PSDB) também apresentou emenda (nº 7.632) ao Orçamento estadual para 2005 (Projeto de Lei 611/2004), que tramita na Assembléia Legislativa, destinando recursos para a participação do Estado nos eventos organizados pela Fundação Bienal.

Manoel Pires da Costa disse ainda que, a partir de janeiro, a Fundação Bienal começará a oferecer cursos de restauro. Para isso, conta com o aporte de recursos do Programa Monumenta, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Inaugurada em 26 de setembro, a 26ª Bienal de São Paulo foi visitada, em menos de dois meses, por 580 mil pessoas, o que corresponde à média de 11 mil pessoas por dia. Tendo como tema "Território Livre", as cerca de 450 obras, de 135 artistas que representam 55 países, poderão ser vistas até 19 de dezembro, no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

alesp