Notas de Plenário


07/03/2007 19:35

Compartilhar:


O governo se faz de surdo-mudo

O deputado Sebastião Arcanjo (PT) lamentou o modo como o governo de São Paulo vem tratando os acontecimentos ocorridos nas obras do Metrô e o desmoronamento de nove casas afetadas pela abertura de uma cratera na cidade de Monte Alto. "O governo se faz de surdo-mudo, pois, quando comparece, não responde e, quando o faz por escrito, não esclarece os fatos", argumentou Arcanjo. O parlamentar disse que os recursos do governo federal chegam mais rápido do que os recursos do governo do Estado e que não se deve discutir quem cometeu o erro, mas sim socorrer as vítimas e tomar medidas necessárias. O deputado afirmou que a Assembléia tem que apurar por que os requerimentos não são respondidos e as informações não chegam, bem como as razões de os documentos saídos da Casa não chegarem ao Palácio dos Bandeirantes. "Esta Casa não pode mais ser tratada com tanto desdém", finalizou o parlamentar.

Abaixo o imperador

O deputado Said Mourad (PSC) manifestou o seu repúdio à visita do presidente Bush ao Brasil. "O imperador é narcisista e está em visita ao país com interesses sombrios", disse. O parlamentar também elogiou a postura do PT de não ceder às exigências do "imperador". Comentou que, quando criança, estudou o colonialismo analógico e a condição das colônias subtraídas de seus recursos naturais. "Apesar do avanço tecnológico, ainda vemos hoje o roubo do petróleo no Iraque." O deputado Said afirmou ainda: "Todo muçulmano vive a democracia. Sempre defendi a causa da vida humana. Abaixo a ditadura e qualquer ditador!".

Escolas da família

O deputado Luis Carlos Gondim (PPS) disse que em várias unidades de ensino do Estado foi cortado o programa Escola da Família, sem consultas às diretorias. "Isso é lamentável, porque em vários municípios há muitas crianças carentes, que só tinham essa oportunidade para brincar nos finais de semana." O parlamentar afirmou que vai fazer novamente um apelo ao governador e à Secretaria da Educação para que revejam a decisão. O parlamentar acrescentou que a reabertura dessas escolas nos finais de semana gera economia. O governo gasta menos com bolas, professores voluntários e bolsistas do que gastaria no combate às drogas. "Estamos trabalhando para um mundo melhor e para a inclusão social desses jovens", finalizou Gondim.

Educação é vital

Mostrando-se radical na luta contra as drogas, Havanir Nimtz (PSDB) afirmou que esse caminho não tem volta e causa um mal muito grande. Segundo ela, o estudo é a única alternativa inteligente para a sociedade e principalmente para a juventude. A deputada, que é médica e professora universitária, disse estar fazendo agora o curso de Direito e reforçou mais uma vez que o saber é o único bem adquirido. Havanir lembrou que, na próxima quinta-feira, 8/3 será comemorado o Dia Internacional da Mulher e ela, como mulher e mãe, agradecia a oportunidade de trabalhar para a população com muita garra e carinho na Assembléia Legislativa.

Abaixo-assinado

José Bittencourt (PDT) elogiou o Diário do Grande ABC por apresentar em seu noticiário fatos importantes sobre a represa Bilings e pela promoção de um abaixo-assinado em favor da represa. O deputado lembrou que 4,5 milhões de habitantes em São Paulo usufruem desta água, mas que o Orçamento do Estado lhe destinou apenas 0,14% das receitas. Bittencourt concluiu fazendo um apelo aos deputados para que coletem assinaturas e que participem da entrega do abaixo-assinado promovido pelo Diário do Grande ABC, em 27/3, ao secretário do Meio Ambiente.

Cratera de Monte Alto

Luis Carlos Gondim (PPS) citou indicação de 8/8/06 para mostrar que medidas de prevenção foram sugeridas no loteamento de Monte Alto. O deputado também informou que, segundo a Casa Civil, a documentação não estaria correta e a indicação não fora recebida. Para dirimir dúvidas, principalmente para a população de Monte Alto, Gondim pediu que ela fosse publicada no Diário Oficial.

Injusto para Diadema

Mário Reali (PT) criticou o trabalho de Julio Jacob, que faz um mapa da violência em São Paulo destacando a cidade Diadema. Discordando do critério que quantificou os homicídios por certidões de óbito, Reali acredita ser mais real a verificação dos crimes pelos boletins de ocorrência. O deputado citou algumas medidas tomadas na cidade de Diadema que possibilitaram a redução dos crimes em 82%: criação da Secretaria da Defesa Social; lei de fechamento de bares; ação de quarteirão; e solução de conflitos com mediação de líderes comunitários.

alesp