Serpro instala telecentro em quilombo


18/10/2007 17:56

Compartilhar:


O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) inaugurou em 29/9 o primeiro telecentro em uma comunidade quilombola no país. O serviço foi instalado na Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo de Caçandoca (ARCQC), localizada em Ubatuba.

O novo telecentro é uma conquista do deputado Simão Pedro (PT), que desde a realização do Seminário de Desenvolvimento de Caçandoca, em novembro de 2006, vem fazendo gestões junto ao governo federal para que a comunidade seja atendida no programa de inclusão digital.

"Sabemos que ainda falta a chegada da internet, mas vamos continuar cobrando a demanda do Serpro e, o mais breve possível, o telecentro poderá prestar atendimento completo", explica o deputado.

Fernando Francisco de Almeida, presidente da ARCQC disse que "a comunidade vive principalmente do extrativismo vegetal e da pesca costeira. Este telecentro é a oportunidade que faltava para conhecermos novos oceanos, novos mundos".

Os membros da comunidade Caçandoca vivem desde o final do século XIX na fazenda de mesmo nome, produtora de café, aguardente, banana e mandioca. Eles tiveram uma luta árdua, apoiada pelo deputado, até o reconhecimento de seu direito de propriedade sobre as terras. Somente em 2000 o Instituto de Terras de São Paulo reconheceu oficialmente a comunidade como remanescente de quilombo, depois de uma pesquisa antropológica encomendada pela superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo (Incra-SP).

spedro@al.sp.gov.br

alesp