Incentivo ao esporte como forma de prevenção


13/04/2011 19:46

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/seminario 4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A palestra sobre Programas de intervenção em atividade física para população, proferida pelo professor doutor Timóteo Leandro de Araújo, encerrou o Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde nesta quarta-feira, 13/4. "Nós temos menos oportunidades hoje de fazer atividade física do ponto de vista espontâneo", declarou Araújo. De forma descontraída, ele explicou como desenvolver um programa para incentivar a população a praticar exercícios físicos e deu dicas de ações simples que podem fazer toda diferença: levar o cachorro para passear em vez de pagar alguém para fazê-lo; usar as escadas em vez de utilizar o elevador; priorizar uma caminhada em vez de se locomover de carro.

O palestrante apresentou um gráfico ressaltando a importância de se exercitar: um fumante, com alto nível de colesterol e pressão alta, mas que faz atividade física regularmente corre menos risco de saúde do que alguém sem essas características, mas que é sedentário. "Não adianta apenas elevar a taxa de imposto do cigarro, isso não dá tantos resultados quanto incentivar uma caminhada", afirmou. Segundo Araújo, a nova geração gosta mais de esporte e, por isso, deve haver um investimento massivo na educação física para criar o hábito de praticar esse tipo de atividade desde cedo.

alesp