Deputada realiza plenária de prestação de contas em Guarujá


20/04/2006 10:39

Compartilhar:


Para prestar contas de seu trabalho parlamentar, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) reuniu-se com moradores de Guarujá, nesta sexta-feira (21/4), às 15 horas, no salão da Capela São José (Rua Hélio Ferreira, 598), Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho. É a segunda vez, no prazo de dez meses, que a parlamentar realiza plenária na cidade, mantendo o ciclo de reuniões de trabalho nos municípios da região.

"Sinto-me no dever de prestar contas. É preciso dar retorno à população, que nos honra com a sua confiança", enfatiza Maria Lúcia, lembrando que os encontros têm também o objetivo de recolher subsídios para o trabalho parlamentar. "As plenárias são muito produtivas. Quando têm a oportunidade de falar, as pessoas sempre contribuem com informações, diretrizes e novos pontos de vista. Isso enriquece o trabalho parlamentar e o aproxima dos anseios populares", enfatiza Maria Lúcia.

Na plenária que realizou no ano passado, em Guarujá, a deputada Prandi reuniu mais de 150 moradores, representando cerca de 20 bairros. Foi a partir desse encontro que a parlamentar desencadeou uma série de ações. "Estive reunida com o prefeito Farid Madi, apresentando a ele reivindicações, reforcei apelos ao Governo do Estado e encaminhei as questões que competiam no âmbito federal. O contato direto com a população nos fortalece para atuar em seu nome."

Para a deputada Maria Lúcia Prandi, uma das principais conquistas obtidas ao lado da população de Guarujá foi a instalação da Escola Técnica Estadual (ETE), que passou a funcionar no início deste ano. "Foi uma luta de muitos anos, que reafirmou a importância de insistir, resistir e trabalhar de forma unida e organizada. A ETE hoje é uma realidade, que abre aos jovens da cidade a possibilidade de formação técnica gratuita e de qualidade. O mundo do trabalho exige habilidades e a ETE atua para fornecer formação e ferramentas", enfatiza Maria Lúcia.

Com a criação da escola técnica, foi possível, também, reativar o Curso de Manutenção de Aeronaves, que havia sido fechado há dois anos "O curso teria completado 30 anos em 2005, se não houvesse sido extinto no ano anterior. Foi um golpe que não conseguimos assimilar. Fomos à luta e o curso está de volta. É uma vitória muito significativa."

OUTRAS VITÓRIAS

Nos últimos anos, a deputada Prandi acumula outras importantes vitórias em defesa de Guarujá e Vicente de Carvalho. Entre estas conquistas, está o fim do reajuste na tarifa das balsas em finais de semana e feriados. Também em relação às travessias, a parlamentar trabalhou pela garantia do passe escolar em todas as barcas de pedestres. Antes o direito só era assegurado nas embarcações gerenciadas pela Dersa. A manutenção da gratuidade para os ciclistas é outra conquista marcante.

"Em todas estas questões, a mobilização foi intensa e na maioria delas houve muito tempo de luta", enfatiza Maria Lúcia. Para a deputada, o mesmo exemplo de persistência e luta organizada deve ser seguido em relação à Base Aérea de Santos, que está sediada no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e corre o risco de desativação. "A população está mobilizada e gestões políticas estão sendo feitas", afirma Maria Lúcia, que voou para Brasília na quarta-feira (19/4) para fazer a defesa da unidade militar junto ao ministro da Defesa, Waldir Pires, numa ação conjunta com a deputada federal Telma de Souza (PT).

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp