Deputado reivindica mais câmeras de monitoramento para a Baixada Santista


19/11/2008 11:07

Compartilhar:


O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai trabalhar pela ampliação do número de câmeras de vídeo de monitoramento em cidades da Baixada Santista. A instalação de novos equipamentos de segurança foi discutida pelo parlamentar em visita no dia 14/11 ao dirigente do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6), coronel Jorge Luiz Alves.

Na reunião, Paulo Alexandre se colocou à disposição para ajudar na obtenção das câmeras. O CPI 6 já desenvolve projeto para aumentar a área de monitoramento. A tecnologia adotada pela Polícia Militar via rádio, é considerada uma das mais modernas do mundo.

"Assim que o projeto estiver concluído, vou agendar audiência na Secretaria de Estado de Segurança Pública para agilizar a liberação de recursos necessários à aquisição dos equipamentos. Hoje, o monitoramento por câmeras é prioridade do governo, por ser estratégico para a redução dos índices de criminalidade", destacou o deputado.

Em São Paulo, o sistema de monitoramento mantido pela prefeitura, em parceria com a Febraban e o governo do Estado, contribuiu para a redução dos indicadores de ocorrências de ordem social, administrativa e policial. No primeiro ano do projeto, houve queda de 15% nos casos como acidentes de trânsito, atropelamentos, assaltos, consumo de entorpecentes e depredações nas áreas onde as câmeras foram instaladas.

Apesar dos investimentos de prefeituras e governos estaduais, o Brasil ainda não está no mesmo nível de monitoramento de outros países. O Reino Unido, por exemplo, tem hoje 4,2 milhões de equipamentos, o que perfaz uma média de um para cada catorze habitantes. Só no metrô londrino, 6 mil câmeras vigiam e oferecem mais segurança aos usuários.

Em Santos, são apenas 20 câmeras, adquiridas em parceria com o Banco do Brasil.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp