Synésio Franco expõe sua arte geométrica na Assembléia Legislativa


03/06/2002 18:15

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Cores, texturas, materiais e transparências combinadas ou superpostas, numa exaustiva experimentação em busca da nuance perfeita. Na arte de Synésio Franco, a técnica é colocada a serviço do equilíbrio, com as formas geométricas subvertendo a própria rigidez e traduzindo uma harmonia delicada entre razão e emoção.

A exposição que o artista plástico realiza entre 3 e 7 de junho, na Assembléia Legislativa, parece querer resolver a falsa contradição entre técnica e arte. Engenheiro aposentado, Franco começou a pintar há quatro anos. Nos 15 quadros em exposição, ele redimensiona a experiência consolidada no ofício anterior e convida o espectador a viajar pelo minucioso itinerário de suas experimentações. "Agora estou fazendo o que gosto: engenharia das cores", afirma o pintor.

Para desenvolver sua pesquisa, Synésio Franco utiliza betume, areia, papel e massa acrílica, mas incursiona também pela observação das possibilidades oferecidas por novos elementos. Segundo ele, os materiais costumam criar vida e, muitas vezes, acabam ditando a forma ou a textura que desejam assumir.

Depois de várias coletivas, essa é a primeira exposição individual do artista, embora seu trabalho já tenha lhe rendido, em 2001, o prêmio do Country Clube do Recife. A mostra está aberta ao público das 9 às 20 horas, no Espaço Cultural V Centenário.

alesp