Deputada critica adiamento de audiência pública


08/09/2003 16:30

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Beth Sahão

A audiência pública convocada pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para discutir problemas do Hospital Emílio Ribas foi adiada de terça-feira, dia 9/9, para o próximo dia 23.

A mudança ocorreu a pedido do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que alega falta de agenda para atender ao chamado feito na data prevista.

Além de Barradas Barata, o debate prevê a participação de representantes do Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde (Sindsaúde), da Associação de Médicos do Emílio Ribas e da direção do Hospital.

A deputada Beth Sahão (PT), autora do requerimento da audiência pública e integrante da Comissão de Saúde, criticou a mudança de data. Segundo a parlamentar, o secretário de Estado está querendo ganhar tempo e evitar a discussão num momento em que os problemas do Hospital estão na pauta do dia. "Esta tem sido uma estratégia permanente do Estado, jogar os problemas para debaixo do tapete. Tem sido assim com a Febem e vários outros setores críticos do atendimento público estadual".

A deputada diz que a posição é ainda mais absurda no caso do Emílio Ribas, porque a população sofre diretamente as conseqüências da falta de alternativas e soluções para o Hospital.

"Quando fomos lá, faltavam 42 tipos de medicamentos importantes para o atendimento emergencial. Havia, também, equipamentos quebrados. A solução terá de esperar até o dia 23 ?" questiona a petista.

A audiência pública foi pedida, segundo a petista, em função das contradições entre as informações prestadas pela direção do Hospital e aquelas fornecidas por médicos e funcionários.

Até o dia 23, a deputada pretende agendar reuniões com médicos e com o Sindsaúde para colher mais dados que possam subsidiar as ações e os debates. "O que não podemos é cruzar os braços", completa.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp