Universitários lutam pela paz e desmilitarização do governo Bush


01/03/2005 20:35

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Com o objetivo de organizar o movimento pela paz, contra a guerra e a militarização, focadas na política do presidente dos Estados Unidos, George Bush, em todo o mundo, especialmente na América Latina, estudantes universitários que participam do XIV Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes, professores e militantes pela paz participaram de encontro na manhã desta terça-feira, 1ºde março, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

Presidiu a Mesa de debates a presidente da Associação Colombiana de Estudantes Universitários (ACEU), Auda Margarita Castro. Uma das razões que a motivou a ser moderadora do painel é por ser natural de um país onde "se faz necessário um processo de paz real".

Antônio Guariorex Torres, secretário Internacional da Federação Universitária Pró-Independência (FUPI), de Porto Rico, alegou que a razão de fazer parte do painel é "reforçar a luta pela independência de Porto Rico e contra a militarização da sociedade, prática cada vez mais usada pelo governo norte-americano".

Ao denunciar atos do governo Bush contra os povos latino-americanos, entre outros, como a tentativa de modificar a carta da OEA, "justamente para praticar a intervenção nestes países, em nome da segurança dos Estados Unidos", o professor Jaime Caycedo Turriago, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional da Colômbia, ressaltou que a paz precisa ser vista dentro de um plano mundial, particularmente na América do Sul.

Única brasileira participante do debate, Socorro Gomes, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta peal Paz (Cebrapaz), criticou a postura do presidente Bush "que se arrogou, como xerife do mundo, o direito de promover uma guerra imperialista, em nome da soberania norte-americana". No final do encontro, ela distribuiu um abaixo-assinado que reivindica a criação de um Tribunal Penal Internacional para julgamento dos crimes contra a paz e crimes de guerra cometidos pelo governo Bush.

alesp