Deputado consegue verba para Jogos Abertos de Botucatu


26/04/2005 10:33

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Milton Flávio

O Governo do Estado deu uma boa notícia ao deputado Milton Flávio(PSDB): nos próximos dias deverão ser disponibilizados 317 mil reais, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, para que a cidade de Botucatu invista e melhore as condições de seus espaços físicos para a realização dos Jogos Abertos do Interior. O evento ocorre em outubro, mês em que a cidade comemora 150 anos de emancipação política.

"É uma prova inconteste de que o Estado está realmente investindo na cidade para a realização dos jogos, ao contrário do que diz a oposição", disse o deputado. Para Milton Flávio, o único impedimento até agora é com relação à alteração do calendário escolar, que pode prejudicar alunos, pais e professores. "Mas fomos autorizados pelo secretário de Educação, Gabriel Chalita, a encontrar juntamente com o coordenador de Educação no Interior e Litoral, Élcio Antonio Selmi, e o dirigente regional de Educação de Botucatu, Caio Bentivinha, uma saída para o problema. Já estamos bastante avançados na discussão e uma solução deverá ser apresentada em breve", afirmou Milton Flávio.

Conforme o deputado, os 317 mil disponibilizados pela Secretaria de Lars Grael serão aplicados na construção de uma cancha oficial de malha e bocha, na recuperação do Ginásio Municipal Mário Covas e na reforma da pista de atletismo e de instalações para saltos no Estádio Municipal João Roberto Pilan.

Vacinação contra a gripe

Outro assunto ressaltado pelo parlamentar é a Campanha da Vacinação do Idoso, que começou em 25/4, em nível nacional, que considerou um sucesso em termos de resultados.

Estudos publicados na Revista de Saúde Pública da USP, em 2005, realizados pelas pesquisadoras da Unicamp Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco e Maria Rita de Camargo Donalísio e Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre, da Faculdade de Saúde Pública da USP, mostram que as campanhas de vacinação contra a gripe podem estar relacionadas com a diminuição do número de mortes e internações de pessoas com mais de 60 anos no Estado de São Paulo.

Para se ter uma idéia da pesquisa, basta saber que, de 1980 a 1998, conforme dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, o coeficiente médio de óbitos foi de 5,08 por mil entre homens e 3,18 por mil, no caso das mulheres. No ano 2000, os dados indicaram 4,72 e 2,99 respectivamente.

O que pouca gente sabe é que a Vacinação do Idoso, em São Paulo, é lei, e foi aprovada em 24 de julho de 1998, sendo o autor da idéia o deputado Milton Flávio. O projeto de lei tramitou de 96 a 98, e resultou na criação do Programa Estadual de Vacinação da Terceira Idade, implantado por Mário Covas.

e-mail: mflavio@al.sp.gov.br

alesp