Paridade entre policiais civis e militares


08/10/2008 18:40

Compartilhar:


O deputado Olimpio Gomes (PV) se manifestou sobre artigo publicado nesta quarta-feira, 8/10, no jornal O Estado de S.Paulo, intitulado "Os delegados e a política". Gomes discordou da manifestação do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Aloísio de Toledo César, sobre a polícia. Segundo o deputado, a Lei 731/93, que estabeleceu a paridade de vencimentos dos policiais civis e militares trouxe harmonia e equilíbrio, pois, não há de se diferenciar atividades com o mesmo grau de risco e comprometimento com a causa pública.

"A greve não foi uma opção, mas a única saída que o governo deixou aos policiais por pura incompetência e irresponsabilidade em sua gestão", disse o deputado, ressaltando que mudar a lei dando dignidade somente aos delegados e se esquecer dos operacionais da Polícia Civil, entre eles os da Polícia Técnico-Científica, bem como de toda a Polícia Militar é literalmente "matar a vaca para acabar com o carrapato".

"Não são apenas os delegados que têm os piores salários do país, são todos os policiais do nosso Estado", disse Gomes. "Lembro-me como se fosse hoje que, na madrugada de 18/12/2007, foram votados pela Assembléia Legislativa os subsídios dos juízes e promotores, cujo piso foi para R$ 16,8 mil. Na ocasião, ninguém cogitou desatrelar a justa, merecida e constitucional paridade entre juízes e promotores. Por quê propor agora para a polícia um desatrelamento injusto e perverso? Tal propositura só potencializaria a crise. A polícia como um todo quer dignidade."



molimpio@al.sp.gov.br

alesp