Alerta para cuidados higiênicos na prevenção da nova gripe


29/07/2009 18:14

Compartilhar:


Diante do quadro de 38 mortes causadas no Brasil pela nova gripe (H1N1), sendo 16 no Estado de São Paulo, o deputado Antonio Salim Curiati (PP)chama a atenção das autoridades sanitárias para se ampliarem as medidas para evitar o contágio. O parlamentar faz questão de ressaltar que não se deve provocar alarme, mas destaca que em face da gravidade da situação os cuidados higiênicos preventivos são semelhantes aos de qualquer doença contagiosa. Para tanto, o deputado Curiati chama a atenção das autoridades estaduais para projeto de sua autoria, aprovado na Assembleia Legislativa no distante ano de 1991, e transformado em lei em 2005, tornando obrigatórias amplas medidas preventivas relacionadas à questão de higiene. Os restaurantes e bares são obrigados, pela lei, ao uso de copos descartáveis de papel, papelão ou plástico, a serem utilizados apenas uma única vez no consumo de café, leite, sucos e refrigerantes.

A luta do parlamentar nessa questão de saúde pública vem desde 1971, quando Curiati apresentou sua primeira proposta relacionada ao uso dos copos descartáveis. Durante anos, até o projeto ser definitivamente transformado em lei pela Assembleia Legislativa, em 2005, o deputado sempre demonstrou ser essa questão de utilidade pública, já que o cuidado básico de higiene é fator primordial em qualquer política no eventual combate a doenças contagiosas.

"É inegável " já afirmava o parlamentar quando da apresentação da propositura " que a utilização por vários indivíduos de copos de vidro e de xícaras de louça na maioria das vezes mal lavados e sem condições mínimas de higiene, constitui uma das formas mais freqüentes de transmissão de moléstias."

O deputado Antonio Salim Curiati apela ao governador no sentido de agilizar a aplicação imediata dessa lei. "Nesse momento " afirma o parlamentar " quando o país enfrenta a nova gripe, são necessárias medidas amplas para se evitar o contágio. A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso a utilização dos copos descartáveis em bares e restaurantes será uma medida a mais na luta contra a propagação desse vírus."



scuriati@al.sp.gov.br

alesp