Deputados criticam a nova legislação sobre armas


05/01/2004 16:22

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marquinho Tortorello

Os Deputados Romeu Tuma (PPS) e Conte Lopes (PP) solidarizaram-se com a população de São Caetano do Sul pelo resultados negativos que, segundo eles, serão produzidos na cidade pela nova legislação sobre porte de armas.

"São Caetano do Sul, administrada pelo Prefeito Tortorello, pai de nosso colega de bancada Marquinho Tortorello, vem sendo um exemplo de projeto de segurança pública", disse Tuma. "Agora sua população será imensamente prejudicada porque sua Guarda Civil não poderá mais portar armas de fogo em seu trabalho". Com a entrada em vigor das novas normas, somente as guardas municipais de cidades com mais de 250 mil habitantes podem portar armas de fogo no trabalho cotidiano. O Prefeito de São Caetano do Sul, com menos de 200 mil habitantes, determinou que as quase 100 viaturas e mais de 300 homens da corporação municipal fossem recolhidos para preservar a integridade física dos guardas civis.

]"O Município possui um projeto integrado de segurança pública envolvendo a policia militar, a policia civil e a guarda municipal. Desarmada, a guarda passa a ser alvo fácil para qualquer meliante. Essa legislação é muito genérica e inócua. Somente as pessoas de boa conduta serão prejudicadas" protesta o Deputado Tortorello. O 3º Secretario aproveita para levantar outra questão "Cidades que pertencem a conglomerados urbanos, como a Região Metropolitana da Capital, não podem ser colocadas na mesma discussão de Municípios isolados. Nesse caso do porte de armas, e em tantos outros, essas cidades necessitam de um tratamento diferenciado. Precisamos com urgência discutir o fenômeno das regiões metropolitanas", afirma o deputado Marquinho Tortorello.

O Governo Federal pretende editar em janeiro uma nova medida provisória para estabelecer novos critérios sobre porte de arma pelos guardas municipais. "Será que até lá os bandidos vão tirar férias e a população de São Caetano do Sul, já acostumada e segura com os serviços prestados pela guarda, pode ficar tranquila com essas medidas ?", questiona Tortorello.

mtortorello@al.sp.gov.br

alesp