Protestos contra acordo que adia venda de diesel


10/11/2008 17:27

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/DAVI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Davi Zaia (PPS) participou na quarta-feira, 4/11, de manifestação promovida pelo Movimento Nossa São Paulo, na avenida Paulista, em frente à sede da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. O ato foi contra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que posterga para 2013 a aplicação da Resolução 315/12, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Segundo Zaia, a resolução que determina a comercialização, a partir de 2009, de um diesel com quantidade menor de enxofre e, portanto, menos poluente e menos nocivo à população, fica prejudicada com esse acordo. Assim, esse termo adia para mais cinco anos uma determinação que deveria entrar em vigor no próximo ano.

O acordo foi considerado lamentável pelo deputado também porque continua colocando em risco milhares de pessoas todos os anos. Estudos médicos apontam males provocados pela poluição urbana, em especial pela quantidade de enxofre expelida pelos veículos de motor a diesel. Segundo o Laboratório de Estudos da Poluição da USP, cerca de 3 mil pessoas morrem todos os anos na Grande São Paulo devido a complicações geradas pela poluição.

O diesel vendido atualmente nas grandes cidades é o S-500, nas com menos habitantes, o S-2000. Eles deveriam ser substituídos a partir de 2009 pelo S-50 e o S-500, o primeiro com 50 partes por milhão (PPM) de enxofre e o segundo com 500 PPM.

O deputado participou do ato de entrega ao Ministério Público Federal de um manifesto contra o TAC, assinado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, Movimento Nossa São Paulo, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, SOS Mata Atlântica, Greenpeace-Brasil, Amigos da Terra " Amazônia Brasileira, Instituto Akatu e Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp