Sinésio Franco dá livre curso à fantasia com rigor geométrico e texturas cromáticas

Emanuel von Lauenstein Massarani
11/09/2003 14:01

Compartilhar:


O estilo concreto de Sinésio Franco possui traços característicos. A tendência de construir o quadro a partir de eixos verticais e horizontais e a vontade de desenvolver de maneira sistemática uma certa figura geométrica visam, em resumo, criar relações matemáticas entre os elementos da cor e da superfície.

Mondrian encontra-se na origem de toda pintura concreta, enquanto que Ilten e Shofie Tauber se engajaram na abstração geométrica. Para construir seus quadros, Sinésio Franco se baseia sobre cálculos matemáticos e sobre leis da física que seguem a combinação das cores.

O geométrico em seu contexto é uma intuição, um momento de reflexão, uma descoberta, uma intuição do gesto, do essencial, evidência de valor e de aspiração.

Suas superfícies geométricas são dispostas em séries ou em grupos seguindo ritmos bem dosados. As proporções e as relações dessas superfícies que se produzem no interior do espaço criam uma tensão, característica de seus quadros.

Na obra "Paralelas", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, o pintor, desprovido de todo e qualquer pensamento teórico, mas reforçado por um sentido estético seguro, dá livre curso à sua fantasia, que ao estado de invenção segue um rigor geométrico e texturas cromáticas.

O Artista

Sinésio Franco nasceu em São Paulo, no ano de 1931. Formou-se engenheiro mecânico - eletricista na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, curso que possuía em seu currículo, entre outras, as cadeiras de desenho arquitetônico, desenho industrial, geometria descritiva e geometria analítica e projetiva.

Realizou o curso ministrado pela artista plástica Carolina Berti, onde passou a ser muito sensível aos efeitos de textura de seus trabalhos de linha geométrica, bem ao estilo de sua formação profissional.

Participou das seguintes exposições: Arte Atelier (1999); "Mostra de Novos Talentos", Espaço Cultural C. Berti (2000); "Pintura Encáustica" no Espaço Cultural Carolina Berti e "Harmonia Geométrica", Espaço V Centenário - Palácio 9 de Julho - São Paulo (2002).

alesp