Comissão tem acesso negado à Febem do Tatuapé


24/05/2005 15:55

Compartilhar:


Uma Comissão integrada por parlamentares e membros de entidades de direitos humanos tentaram nesta terça-feira, 24/5, entrar no complexo da Febem do Tatuapé, mas tiveram o acesso às unidades negado pelo secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Hédio da Silva Júnior.

A tentativa de visitar a Febem do Tatuapé foi articulada a partir de denúncias sobre a continuidade da prática de torturas e do descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente com relação aos internos colocados no chamado "regime de tranca".

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado Ítalo Cardoso (PT), o secretário Hédio da Silva Jr. lhe disse que a visita seria "temerária" porque uma das unidades estaria sob "medida de segurança" e as demais sob "medida disciplinar".

Além do deputado, compuseram a comissão que esteve na Febem Tatuapé nesta terça-feira o vereador Paulo Fiorillo (PT), o coordenador da Pastoral Carcerária, o bispo Pedro Luiz Stringhini, e o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, além de representantes de Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedecas) de várias regiões da capital.

Esta foi mais uma tentativa frustrada de visitar a Febem, já que na última quinta-feira, 19/5, o Colégio de Líderes da Assembléia rejeitou requerimento da bancada petista que propunha a formação de uma comissão, com deputados de todos os partidos, para averiguar a situação do complexo Febem Tatuapé.



italopt@al.sp.gov.br

alesp