Deputada participa da abertura de seminário do Sindicato dos Fonoaudiólogos


17/03/2005 16:26

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participa nesta quinta-feira, 17/3, do Seminário "Fonoaudiologia: novos cenários, novos caminhos". O evento é realizado pelo Sindicato dos Fonoaudiólogos da Baixada Santista e está acontecendo desde as 9h no Sindicato dos Urbanitários na Rua São Paulo, 24, Vila Mathias, em Santos.

Conforme a presidente da entidade na região, Sandra Murat, o convite à parlamentar deve-se ao trabalho realizado na área legislativa, visando a ampliar as ações do Poder Público nos cuidados com a voz. "A deputada Prandi é autora da lei estadual que cria o Programa de Saúde Vocal dos professores da rede pública e tem, ainda, outra propositura, que inclui os cuidados com a dicção no tratamento da dislexia", explica.

"O trabalho da Fonoaudiologia é muito importante porque trata diretamente de um de nossos dons mais preciosos, que é a fala. O acompanhamento fonoaudiológico ajuda na correção de distúrbios e na prevenção de algumas doenças, que podem levar até mesmo à perda da fala", enfatiza a deputada Prandi, que na carreira de professora e no parlamento tem a fala como instrumento de trabalho.

De acordo com o projeto de lei que propõe um Programa Estadual para Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Oficial de Educação, seriam criadas equipes multidisciplinares para identificar alunos portadores da síndrome. Além de um profissional da Fonoaudiologia, este grupo também deve ser composto por outros nas áreas de Psicopedagogia e Psicologia.

"O objetivo é proporcionar uma capacitação aos professores para que possam identificar, nos alunos, indícios da dislexia. A partir disso, o estudante será encaminhado para um diagnóstico completo. Se confirmada a síndrome, o Poder Público deverá disponibilizar todo tratamento", explica Maria Lúcia. A proposta foi protocolada ano passado na Assembléia Legislativa e está sendo apreciada no âmbito das comissões permanentes.

Saúde vocal

Sancionada em setembro de 2001, a lei que cria o Programa de Saúde Vocal do Professor da Rede Estadual ainda "dorme nas gavetas" da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo da legislação é desenvolver um trabalho preventivo junto aos profissionais do Magistério para o uso adequado da voz. Uma das ações previstas era a realização de cursos anuais com esta finalidade.

Além disso, o uso correto da voz também deveria ser incluído no currículo dos cursos de formação de professores. Outra preocupação é com a garantia de tratamento para os professores vítimas das disfonias. "A lei está bem fundamentada e foi discutida, tanto com professores, como com os fonos. Lamentavelmente, após algumas reuniões para discutir sua aplicação prática até mesmo com o secretário Gabriel Chalita, a lei ainda está apenas no papel", acrescenta a deputada Prandi.

Programação

O seminário acontece nestas quinta e sexta feiras. Na abertura, além da deputada Prandi, estarão presentes a presidente do Sindicato da categoria na região, Sandra Murat, a delegada do Conselho Regional, Isabel Gonçalves, a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unilus, Heline Machado, e o médico Rogério Dedevitis, cirurgião de cabeça e pescoço. Na seqüência, acontece uma série de palestras sobre as diversas tarefas que podem ser realizadas pelos profissionais da área.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp