Solução para a greve da Polícia Civil


25/09/2008 17:27

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) defendeu nesta quinta-feira, 25/9, uma solução negociada para a greve da Polícia Civil paulista, que se arrasta há mais de uma semana.

Para o deputado, enquanto o governo não estabelecer uma política salarial para os servidores públicos do Estado sempre haverá uma categoria reivindicando melhorias salariais. "Acho que há uma grande dificuldade do governo em estabelecer uma política salarial permanente. É muito difícil tratar dessa questão com os funcionários públicos sem que se estabeleça um período de reajuste e plano de carreira, entre outros itens. Do contrário, vamos continuar abordando o tema aos pedaços".

Zaia enfatizou que a atuação dos deputados esbarra nos dispositivos constitucionais que não permitem legislar sobre a matéria. "Enquanto deputados, nós não podemos propor projetos de lei sobre o tema. Somos obrigados a analisar apenas os projetos do governo."

Após reforçar que é necessário aprovar uma política governamental que sirva para todas as carreiras do serviço público, o deputado falou sobre as providências que estão sendo tomadas no Legislativo em relação ao movimento grevista da Polícia Civil. "O que temos feito aqui na Assembléia Legislativa é cobrar do governo uma solução rápida: que ele conclua com urgência a negociação com os policiais e mande logo um projeto de lei para que possamos complementar com os ajustes necessários."

Sem uma política mais ampla, Zaia disse que a Assembléia Legislativa acaba apreciando com freqüência demandas relacionadas ao funcionalismo público. Ele citou como exemplo de solução rápida para essas demandas a aprovação, há duas semanas, do projeto de lei que trata da carreira dos agentes fiscais, quando se concluiu uma negociação, com a participação dos deputados, que ao final acabou sendo de agrado dos servidores.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp