Deputado deixa o PV e ingressa no PTB


18/03/2003 17:41

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Luís Carlos Gondim Teixeira anunciou na tarde desta

segunda-feira, 17/3, a sua transferência do Partido Verde (PV) para o

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). De acordo com o parlamentar, a mudança visa ampliar sua atuação política no Estado de São Paulo durante o atual mandato que teve início no último sábado, 15/3.

A decisão foi tomada hoje após uma reunião com representantes da nova legenda. "Estávamos estudando uma alternativa

melhor para que tivéssemos condições de expandir as nossas atividades e o

PTB é o melhor caminho. Agora vamos retomar a todo o vapor as nossas

atividades", destacou. A assinatura da filiação deverá acontecer nas

próximas 48 horas. Em Mogi das Cruzes, a legenda é comandada pelo

vice-prefeito Roberto Luiz dos Reis Zanetta.

A perda de espaço político

De acordo com o deputado, sua decisão teve respaldo na perda do espaço político do PV com a adoção da chamada "cláusula de barreira" pelo Superior Tribunal Eleitoral, a exemplo do que ocorreu na Câmara dos Deputados.

Pela nova determinação do TSE, os partidos com menos de 5% de votos em nove estados brasileiros perdem o direito à liderança e tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV, além de não poderem participar das comissões da Casa.

"Apesar de me afinar muito bem com o Partido Verde, tive que tomar esta decisão porque não poderia retroceder. Tenho um amplo trabalho já iniciado na Casa e infelizmente, com o fim da liderança do PV, meu espaço ficaria reduzido, o que comprometeria este trabalho", explicou o deputado. Com a transferência, Gondim passa a ser o 11.º parlamentar da bancada do PTB na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, sob o a liderança do deputado Campos Machado. Com a nova lei, manterão representatividade, além do PTB, o PCdoB, o PDT, o PFL, o PL, o PMDB, o PPB, o PPS, o PSB, o PSDB, o PT.

Vice-liderança

Nesta terça-feira, 17/3, logo após ingressar no PTB, o deputado Gondim foi indicado para a vice-liderança do partido na Assembléia Legislativa.

Na primeira reunião do PTB após a posse da 15ª Legislatura,

os 11 deputados integrantes da bancada optaram pela manutenção do deputado Campos Machado como líder e elegeram Gondim vice-líder.

alesp