Democratas de Esquerda, ex-PCI, divulga no Brasil a formação do Partido Democrático
Uma delegação do Democratas de Esquerda (DS), antigo Partido Comunista Italiano (PCI), esteve na Assembléia Legislativa de São Paulo na terça-feira, 10/7, a convite do deputado Davi Zaia (PPS).
A comitiva, que está em visita a países da América Latina, é composta por Maurizio Chiocchetti, do Departamento de Relações com os Italianos no Exterior; Andréa Lanzi, responsável pelo DS no Brasil; e Francesca D'Ulisse, responsável pelas relações do DS com partidos políticos latino-americanos. No Brasil, eles já estiveram em Porto Alegre, e de São Paulo seguirão para Belo Horizonte.
O objetivo é contatar os partidos brasileiros de centro-esquerda e divulgar o processo de eleição para a assembléia constituinte do Partido Democrático, nova agremiação partidária italiana resultante do processo de fusão do DS com o Partido Marguerita, composto por católicos de linha progressista.
A união dos dois partidos " que integram a coalizão Olivo, de sustentação ao governo do primeiro-ministro Romano Prodi " possibilitará a formação da maior força política italiana, segundo Maurício Chiocchetti, com previsão de aglutinar cerca de 30% do eleitorado italiano.
O processo de fusão, já aprovado pelos dois partidos, se dará por meio de eleições primárias, previstas para 14 de outubro deste ano e da qual participarão 1 milhão de pessoas, conforme previsão de Chiocchetti.
As primárias são abertas a todos os interessados no processo de formação de uma coalizão de centro-esquerda na Itália. Pessoas residentes fora do país também poderão participar. O deputado Davi Zaia colocou-se à disposição para organizar a participação de italianos e descendentes no Brasil.
Os eleitos nas primárias farão parte de uma assembléia constituinte que marcará a fundação oficial do Partido Democrático e escolherá os dirigentes da agremiação. O prefeito de Roma, Walter Veltroni, está entre os mais cotados para liderar o partido. O processo prevê a formação de lista composta por igual número de homens e de mulheres.
O Partido Democrático, de centro-esquerda, seguirá os princípios de igualdade e solidariedade de acordo com um novo conceito de participação, descreve Chiocchetti. "Nosso objetivo é simplificar o sistema político italiano, que se apresenta muito fragmentado, e ao mesmo tempo fortalecer a centro-esquerda", ele afirma.
O secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, e a secretária de Relações Internacionais, Dina Lida, acompanharam a delegação italiana em sua visita à Assembléia Legislativa.
dzaia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Meia-entrada: quem tem direito ao benefício?
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações