Oficina do Coral: qualidade de vida na Terceira Idade


20/03/2003 20:10

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Oficina do Coral, formada por integrantes do Núcleo da Terceira Idade do Sesc de Santos e regida por Sandra Moço, se apresentou nesta quinta-feira, 20/3, na Assembléia Legislativa, em encontro realizado pela Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, uma iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi (PT). O evento abordou o tema da Campanha da Fraternidade de 2003, "Vida, Dignidade e Esperança", e contou com a participação do coordenador da Terceira Idade - Sesc Santos, Marco Porto, e do deputado Fausto Figueira (PT).

Porto, que trabalha com os idosos desde 1978, desenvolvendo atividades de educação física, disse que o Sesc tem atendimento voltado para o idoso há 40 anos e o implementa em todas as unidades do Estado de São Paulo.

O deputado Figueira destacou que, numa sociedade civilizada, o idoso é considerado "a melhor prata", inversamente ao que acontece na sociedade consumista que descarta a Terceira Idade.

Prandi leu documento da Campanha da Fraternidade, que aponta a importância da escolha do tema, explicando que o intuito é chamar a atenção do governo e da sociedade para a grave situação dos idosos brasileiros.

Segundo dados do IBGE, em 2001, os idosos representavam 8% da população e há previsão de que cheguem a 20% daqui a 20 anos. "Isso se deve ao aprimoramento da tecnologia ligada à saúde e à diminuição da taxa de mortalidade", disse a deputada.

Oficina experiente

O coral conta com 80 integrantes, na maioria mulheres. Foi formado há cinco anos e, de acordo com Teresa Fonseca, uma de suas fundadoras, é apenas um dos vértices do núcleo da Terceira Idade do Sesc-Santos, que realiza diversas atividades e programa um encontro semanal para a confraternização do grupo.

O Oficina se apresenta em eventos organizados pelo Sesc, pelo governo do Estado, por governos municipais ou a convite de empresas, sempre gratuitamente e sem receber qualquer cachê.

Maria Morgado, integrante do grupo, disse que "participar das atividades do núcleo é uma experiência gratificante e que garante o convívio social do idoso".

As atividades da Frente Parlamentar

Uma das preocupações da deputada Prandi é reinstalar a Frente Pró-Envelhecimento Saudável nesta legislatura, para que os trabalhos possam ter prosseguimento normal.

"Os encontros sempre acontecem na penúltima quinta-feira do mês, para a discussão de temas que afetam a Terceira Idade", explicou Prandi, lembrando que a próxima reunião acontece no dia 24 de abril, com um debate sobre a importância da organização dos idosos. A deputada explicou que a escolha se deve à proximidade das eleições para os conselhos municipal e estadual do idoso.

A Frente, que sempre conta com apresentação artística de grupos ligados à Terceira Idade, já realizou 10 reuniões e tratou de assuntos como a prestação de serviços (transportes, saúde) e o Estatuto do Idoso, em tramitação no Congresso. "Todas as decisões tomadas nos encontros são encaminhadas aos órgãos públicos competentes", declarou Prandi.

São Paulo aprovou há algum tempo a Lei da Política Estadual do Idoso, mas ainda não implantou serviços públicos para colocá-la em prática. "O Estado apenas implantou centros de atendimento ao idoso, sendo dois na capital." Segundo a deputada, faltam mais centros de convivência. "Vamos lutar por isso e espero uma resposta positiva, a exemplo do que houve no Terminal Rodoviário do Jabaquara, onde pleiteamos a melhoria da acessabilidade com a instalação de elevadores num local que contava somente com grandes escadarias."

Prandi teve aprovada duas leis que beneficiam o segmento no Estado: a Lei Selo Amigo do Idoso, que concede incentivo a instituições que prestam serviços à Terceira Idade, e a que estabelece a Semana de Combate à Osteoporose, a ser realizada na Semana da Mulher.

alesp