Café & Negro aborda o papel do negro na economia paulista

IV Semana de Cultura Negra
24/11/2005 18:22

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/livro134beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O papel do negro no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo é o assunto central do livro Café & Negro, do historiador paulista Ernani Silva Bruno, cujo lançamento, nesta quinta-feira, 24/11, fez parte das atividades da V Semana de Cultura Negra da Assembléia Legislativa.

Segundo Cecília Prada, da Editora Atalanta, que detém os direitos autorais da obra de Ernani Silva Bruno, já falecido, a família descobriu que o autor deixara dois livros escritos, não publicados. O primeiro lançamento póstumo é Café & Negro, um estudo sobre o trabalho na economia cafeeira paulista, nos séculos XVIII e XIX, primeira abordagem econômica do papel do negro no Brasil, afirmou Cecília.

Ernani da Silva Bruno é autor de diversas obras que integram a historiografia brasileira, sendo a mais conhecida delas História e Tradições do Estado de São Paulo (atualmente esgotado). O lançamento de Café & Negro foi uma iniciativa do deputado Roberto Engler (PSDB), que convidou a editora para uma "participação singela, mas com grande significado para as atividades da Semana de Cultura Negra".

alesp