Promovido a procurador de Justiça


26/03/2009 20:05

Compartilhar:


Em reunião realizada no dia 24/3, pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o deputado Fernando Capez (PSDB) foi indicado à promoção, por antiguidade, ao cargo de procurador de Justiça. Trata-se do mais elevado cargo no âmbito da carreira do Ministério Público. A indicação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 26/3.

Capez ingressou no MP em 8 de janeiro de 1988. Em sua atuação na Promotoria da Cidadania, esteve ligado a casos importantes e de grande relevância ao interesse público. Após ter atuado desde o início da carreira no júri, em 1994, quando alguns torcedores morreram diante das câmeras de televisão, começou a investigar a atuação das torcidas organizadas. Como resultado, várias torcidas foram processadas, tiveram seus patrimônios confiscados, os registros cancelados em cartório e foram proibidas de entrar nos estádios. Investigou, em 1999, irregularidades na coleta de lixo na Prefeitura de São Paulo, o que resultou, em 2002, na condenação dos responsáveis. O pedido de ressarcimento pelas irregularidades totaliza cerca de R$ 3 bilhões a serem devolvidos aos cofres públicos pelas empresas contratadas pelo município. A condenação foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Em maio de 2007, foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo. É também sub-relator dos automóveis da CPI das Operadoras de Seguros.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp