Da Tribuna


12/05/2011 18:35

Compartilhar:


Nova estação de Metrô



Sobre a decisão do governo estadual de não construir uma das estações da futura linha-6 Laranja do Metrô no bairro Higienópolis, Carlos Bezerra (PSDB) afirmou que "o governo não está errado em transferir obra do Metrô para as proximidades do Pacaembu". Bezerra explicou que a decisão foi baseada em argumentos técnicos e citou, dentre eles, o fato de já existir uma estação cerca de três quadras da Angélica, e o fato de que no novo local haverá melhor atendimento aos estudantes da Faap e frequentadores do Estádio do Pacaembu. "As decisões devem ser baseadas no interesse da maioria da população", defendeu. (DK)



Grafia errada



Hamilton Pereira (PT) falou sobre dois projetos de lei: o 463/2011, que cria um banco de dados de pessoas desaparecidas para permitir o compartilhamento de informações entre as diversas instituições do Estado, "pois o número de desaparecidos em São Paulo é alarmante"; e o 512/2007, que altera grafia do nome do distrito de Mailasqui, pertencente ao município de São Roque, para Maylasky. "Que este projeto, simples, mas relevante para os moradores da região, possa ser aprovado", pediu. (DK)



Não às drogas



Jooji Hato (PMDB) expressou preocupação com jovens e adolescentes por conta de uma nova droga que surgiu no país, o oxi. "Essa droga é uma mistura de cocaína, cal virgem e combustível, como querosene ou gasolina, e é altamente corrosiva devido à cal", explicou. O parlamentar ainda afirmou que a droga é pior do que o crack porque tem poder de dependência no primeiro uso. "Temos o dever de cuidar dessa questão. Ainda tenho esperança de que esses jovens sejam resgatados das drogas", concluiu. (DK)



Prevenção de acidentes



Welson Gasparini (PSDB) comentou o PL 405/2011, de sua autoria, que cria o Programa Educacional de Prevenção de Acidentes na Infância como atividade extracurricular obrigatória na rede estadual de ensino, e lembrou de episódio em que uma criança de um ano de idade morreu afogada dentro de um balde com água no município de Serrana. "Quantas mortes poderiam ser evitadas se tivéssemos esse programa nas escolas?", questionou. Ele ainda agradeceu ao deputado Orlando Morando (PSDB) por ter apresentado ao presidente da Casa um requerimento de urgência para a discussão do referido projeto. (DK)



Trecho norte do Rodoanel



Luiz Cláudio Marcolino (PT) disse que na manhã desta quinta-feira, 12/5, esteve em reunião no Dersa e no Dnit para tratar do trecho norte do Rodoanel. Ele disse que ficaram programadas outras reuniões, que contarão com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Ibama. Marcolino também informou que foi definida uma agenda que contemplará as questões socioambientais. Ele ainda pediu que "o governo estadual olhe para as regiões que ainda não têm Metrô", referindo-se à definição do local das novas estações. (DK)



Saúde



Ary Fossen (PSDB) comentou a conclusão do processo de licitação para a escolha das empresas responsáveis pela limpeza e desassoreamento do rio Tietê pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Para o deputado, o rio sofre devido à grande industrialização existente em São Paulo, e o desassoreamento tem de ser realizado antes do período das enchentes. Depois, Fossen destacou o processo de desapropriação da Casa de Saúde, em Jundiaí, a princípio para a instalação do Hospital Regional, e reconheceu que o governo precisa ajudar a prefeitura da cidade, para que esta possa dar continuidade à reforma. (DV)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) denunciou a falta de funcionários e professores em escolas estaduais e citou o nome de duas: José Miranda e Estela Machado, ambas na região de Bauru. Segundo o deputado, as escolas estão com dificuldades, sendo que uma delas ficou fechada por dois dias. Giannazi culpou o governo e também reclamou do reajuste salarial dos servidores, alegando que o valor estimado em 42,2% será parcelado em quatro anos. "Emendas serão apresentadas para corrigir essas distorções", declarou. Ele ainda acusou o governo do Estado de estar destruindo o magistério e todos os servidores. (DV)



Escravidão



Simão Pedro (PT) lembrou que no dia 13 de maio de 1888 foi assinada a abolição da escravatura, mas lamentou que o racismo exista até os dias de hoje. "Essa data tem de ser lembrada com atos de protesto, e não de comemoração", opinou. O deputado acredita que as consequências da escravidão ainda são presentes, e citou como exemplo o mercado de trabalho. "Para acabar com a discriminação é preciso cobrar das autoridades uma sociedade igual, que tenha respeito por todos", afirmou Simão Pedro, lembrando que muitas pessoas consideram a abolição uma farsa, já que os negros, quando foram libertados, ficaram sem casa e sem meios de sustento. (DV)



Dia do enfermeiro



Analice Fernandes (PSDB) comemorou o Dia do Enfermeiro, 12/5, e considerou essa data de grande importância. Como representante da categoria, leu uma mensagem para toda classe. Em seu pronunciamento, parabenizou os enfermeiros pelos avanços e pela valorização da profissão, mas disse que ainda é necessário um maior reconhecimento. Para a deputada, faltam bons salários e melhores condições de trabalho, além de respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomendam a presença de um enfermeiro 24 horas no hospital. "Nosso papel é a recuperação da saúde das pessoas." (DV)



Meio ambiente e saúde



Ary Fossen (PSDB) voltou a citar o caso do processo de limpeza e desassoreamento do rio Tietê. "Na época eu não estava nesta Casa, mas lembro-me de que o governador Geraldo Alckmin providenciou um serviço enorme na calha do rio", disse. Fossen comentou também a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Jundiaí. "Temos de reconhecer que o ex-governador José Serra investiu muito em saúde nesse Estado", disse. (DB)



Segurança e Empregos



Marco Aurélio de Souza (PT) registrou a sua indicação para a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. "Vamos trabalhar para que a comissão, que tem uma importância ímpar nesta Casa, cumpra o seu papel", disse. O parlamentar também falou sobre os índices de emprego formal, que bateram recorde em 2010, com 2,8 milhões de vagas. "Meus comprimentos à presidente Dilma", completou o deputado (DB).



Volta da Central de Flagrante



Fernando Capez (PSDB) lembrou o Dia do Enfermeiro e cumprimentou a deputada Analice Fernandes (PSDB), defensora da categoria e primeira profissional de enfermagem a ocupar uma cadeira no Parlamento paulista. Capez falou também sobre a volta da Central de Flagrantes na capital. "Quero cumprimentar o governador Geraldo Alckmin pela condução da Segurança Pública", disse. (DB)

alesp