Assembléia recebe embaixador do Iraque


26/06/2001 18:59

Compartilhar:


O presidente Walter Feldman e uma comitiva de deputados, integrada por Salvador Khuriyeh (PSB), Dimas Ramalho (PPS) e Jamil Murad (PCdoB), receberam nesta terça-feira, 26/6, o embaixador do Iraque no Brasil, Ahmad Ibrahim Al-Azawi.

A visita do embaixador ao principal estado da federação e a sua casa legislativa obedece a uma política de reaproximação do povo iraquiano, interessado em restaurar produtivamente o intercâmbio diplomático, cultural e comercial entre as duas nações, seriamente abalado pelo bloqueio comercial ditado pelos Estados Unidos.

Lembrou o embaixador que os laços de amizade que unem o Iraque e o Brasil, muito antigos e sólidos, jamais se romperam por qualquer desentendimento entre os países. Com um comércio anual da ordem de U$ 2,8 bilhões, estima-se em U$ 28 bilhões a perda comercial ocorrida nestes últimos dez anos de bloqueio.

Dentro desse espírito, o embaixador iraquiano convidou uma delegação da Assembléia para contemplar in loco o resultado de anos do bloqueio comercial, intensificando ainda mais o sofrimento do povo iraquiano, já duramente penalizado com os bombardeios ocidentais.

O presidente Walter Feldman reagiu positivamente ao convite. A idéia vem ao encontro de uma aspiração antiga. Contribuir com o processo de paz e com o restabelecimento de laços entre povos amigos, enfatizou Feldman, sempre foi desejo não só da representativa bancada de origem semita da Casa, mas de todo o seu corpo legislativo.

Aproveitando a ocasião, Walter Feldman anunciou o Conselho das Comunidades do Estado de São Paulo, projeto de resolução que visa criar na Assembléia Legislativa um espaço destinado a representar todas as comunidades que compõem o Estado. O embaixador iraquiano afirmou que seu país doará com prazer um símbolo para integrar esse espaço cultural ecumênico.

alesp