Seminário vai debater inclusão de conteúdos no Portal da Assembléia


21/11/2005 17:04

Compartilhar:


O Comitê do Portal da Assembléia Legislativa de São Paulo " em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), a Secretaria Geral Parlamentar e a Secretaria Geral de Administração " vai promover, na próxima sexta-feira, 25/11, um seminário de capacitação focado na articulação das unidades administrativas do Parlamento paulista no trabalho de inclusão de conteúdos no Portal.

Dirigido a todos os diretores das unidades da Assembléia, aos funcionários envolvidos com a implantação do Portal e aos representantes de todos os setores do Legislativo paulista, o seminário tem como objetivo principal organizar a participação dos setores da Casa no projeto e agilizar a elaboração e atualização dos conteúdos, num trabalho em rede dos servidores, com a utilização das ferramentas de tecnologia da informação.

É justamente essa dinâmica descentralizada que faz a diferença entre um portal e um site. Enquanto um site é gerenciado por um único departamento, normalmente o de informática, um portal pressupõe a colaboração direta de vários setores, o que permite que um volume muito maior de informações possa ser disponibilizado com grande rapidez.

No ar desde 10 de março deste ano " e com nova interface visual a partir de 19 de setembro ", o novo Portal da Assembléia é resultado da decisão da Mesa Diretora da Assembléia de ampliar a participação do cidadão nas ações da Casa, modernizando o contato com a sociedade por meio da Internet, e também implantar um processo dinâmico de fluxo de informações.

Para viabilizar essa participação, o Portal utiliza ferramentas da Vignette " líder mundial em ferramentas de gestão de conteúdo ", que permitem facilidades como autenticação de usuários, personalização de conteúdos segundo perfis de usuários preestabelecidos, definição de controles de acesso, controle de prazos, gestão de campanhas, elaboração de relatórios estatísticos, integração com ambiente de rede etc.

A programação do seminário se estenderá das 15h às 17h. Para participar, o servidor deve preencher a ficha de inscrição disponível na página do ILP, no Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br).

instituto@al.sp.gov.br

alesp