Trote poderia ser evitado no Estado


11/02/2009 18:51

Compartilhar:


A proibição do trote de qualquer modalidade nas escolas da rede pública em qualquer nível de ensino, inclusive nas faculdades, institutos e universidades poderia ser evitado no Estado, se o governador José Serra não tivesse vetado totalmente o Projeto de Lei 361, de 1999, de autoria do deputado Rafael Silva.

A Assembleia Legislativa havia aprovado o projeto em 20 de dezembro de 2006 e previa que, independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, seriam os responsáveis pelo ato, se aluno, expulso de imediato da unidade escolar e, se servidor público, exonerado da função.

Na sua justificativa o autor do projeto afirma que "trote é uma espécie de boas vindas, na forma de manifestação irônica e maliciosa, quando os veteranos das escolas sujeitam os novos alunos ao ridículo e, na maioria das vezes, ocorrem atos agressivos e violentos entre os participantes".

O parlamentar lamenta o que ocorreu com o estudante Bruno César Ferreira, que foi aprovado para o curso de medicina veterinária na Faculdade Anhanguera Educacional, na cidade de Leme e, depois de ser vítima de agressões durante o trote, anunciou que não volta para a universidade na qual sofreu maus tratos.

Segundo o autor do projeto, que espera a derrubada do veto do governador pelo Plenário da Assembleia, "este tipo de tratamento imposto aos calouros representa a crueldade dos que o promovem, constituindo-se em brincadeira de verdadeiro mau gosto, na qual uns se divertem com o sacrifício de outros, além de estimular a violência".



rsilva@al.sp.gov.br

alesp