Da Tribuna


26/02/2009 20:07

Compartilhar:


Demissões Embraer



Hélio Nishimoto (PSDB) lamentou as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, que causaram transtornos em São Paulo. "Solidarizo-me com todos os que sofreram com essas enchentes", disse. Nishimoto abordou também as 4.200 demissões anunciadas pela Embraer na última quinta-feira, 19/2. De acordo com o deputado, o governo já tomou algumas medidas para amenizar os efeitos da situação, como a isenção do IPTU para os demitidos, mas para ele é preciso encontrar outros meios para resolver o problema. "Desejo coragem, pois nessa hora encontramos pessoas que lutam e ultrapassam obstáculos momentâneos", disse aos desempregados. (MC)



Lucros e amianto



Marcos Martins (PT) disse estar indignado com a atitude do Banco Bradesco de não respeitar o dia que se comemora a emancipação da cidade de Osasco, obrigando seus funcionários a trabalhar durante o feriado. Segundo o deputado, "a ganância por lucros justifica a atitude do banco". Martins parabenizou a Secretaria da Educação por respeitar a lei e alertar a população para os efeitos nocivos do uso do amianto, colocando cartazes nas escolas que não utilizam o amianto em suas obras. (NS)



Campanha da Fraternidade



José Candido (PT) anunciou o início da Campanha da Fraternidade, lançada a cada ano na quarta-feira de cinzas. Ele lembrou o tema para 2009, que é "Fraternidade e segurança pública", e o lema "Justiça e Paz", com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência. Para Candido, é preciso buscar a paz pois só assim o mundo funciona. "Se a humanidade zelasse pela paz não precisaria de segurança pública", falou. O parlamentar recomendou que as pessoas façam uma reflexão sobre a campanha e comentou também sua preocupação com o desemprego decorrente da crise econômica. "São muitos funcionários que estão nas ruas", lamentou. (MC)



Tempos atrás



Vitor Sapienza (PPS) leu trechos de artigo intitulado "Para aqueles que nasceram antes de 1945. Pouco mais de 60 anos e muita história", de um autor desconhecido. Comentando o artigo, o parlamentar lembrou do que chamou "de seu tempo". Seu enfoque principal foi o futebol no país, afirmando que no passado, o esporte fora muito mais sério do que é hoje, quando jogadores deixam o país para jogar no exterior, atrás de euros e dólares. (NS)



Brasileiros no Japão



Waldir Agnello (PTB) fez um breve relato de viagem oficial que fez ao Japão. Após visitar algumas cidades como Tóquio, Hamamatsu, Nagoya e Hiroshima, o deputado comentou a situação dos brasileiros que vivem no Japão. "De 317 mil brasileiros que integram a indústria japonesa, 50 mil já foram demitidos", disse. De acordo com o deputado, maior quantidade de mão-de-obra ainda será dispensada e contratos de trabalho estão prestes a vencer. Para ele, embora algumas iniciativas estejam sendo tomadas pelo governo brasileiro, "essas pessoas precisam não somente de ajuda financeira, mas também de assistência psicológica". (MC)



Constituição e visitas



José Bittencourt (PDT) referiu-se à constituição brasileira que, de acordo com ele, prima pela formação de uma sociedade justa, humana, democrática e com instituições fortes. O deputado, que estava acompanhado de representantes da cidade de Itatiba em visita à Assembleia, disse que a Casa deveria ser mais visitada por líderes de outros segmentos. (NS)



Crime organizado



Conte Lopes (PTB) abordou o problema de segurança pública e de violência em São Paulo. Segundo informou, bandidos clonaram viatura da polícia federal nesta quarta-feira, 25/2, e sequestraram o dono de uma boate, que estava acompanhado de sete seguranças. "Está na hora de a própria Polícia Federal trabalhar forte contra o crime organizado", disse. De acordo com o relato de Lopes, houve troca de tiros e os falsos policiais utilizaram fuzis e metralhadoras. "É necessário que nossas autoridades analisem o problema de segurança", afirmou. (MC)

alesp