Assembléia ouvirá secretário sobre pedágios


27/08/2009 18:56

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, Carlinhos Almeida (PT), espera que o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, explique o projeto de concessões e instalação de pedágios nas rodovias de acesso ao Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira na próxima quarta-feira, 2/9, quando abordará o tema na Comissão de Transportes e Comunicações da Casa. Mauro Arce comparecerá a Assembleia a convite do próprio Carlinhos e de outros deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte que assinaram requerimento neste sentido.

O deputado espera pelas informações desde o dia 15 de junho deste ano, quando esteve com Arce na sede da Secretaria, na Capital, juntamente com o deputado Afonso Lobato (PV), ambos representando a Frente Parlamentar. O prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César (DEM), 1º vice-presidente Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), também esteve na reunião.

Na ocasião, o secretário Arce disse que estaria na região para apresentar o projeto das concessões, o que não ocorreu até o momento, sob a alegação de que o projeto ainda não está pronto. "Não me oponho à possibilidade das concessões para melhorar a qualidade das estradas estaduais. No entanto, o projeto precisa ser debatido com a sociedade para que os preços dos pedágios sejam condizentes e não pesem no bolso da população nem inviabilize as atividades econômicas", pondera Carlinhos.

Ao mesmo tempo em que o secretário diz que o projeto não está pronto, surgem informações na imprensa sobre o número de praças e valores dos pedágios, o que preocupa a sociedade. "Os valores informados são muito preocupantes. É necessário que o processo seja transparente e debatido em audiências públicas", defende Carlinhos. Por isso, acrescenta, apresentou o requerimento solicitando a presença do secretário na Comissão de Transportes e Comunicações.



carlinhos@carlinhos.org

alesp