Da Tribuna


04/10/2011 18:08

Compartilhar:


Fundação Padre Anchieta



Olimpio Gomes (PDT) voltou a abordar o contrato firmado entre a Assembleia paulista e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Alesp até fevereiro deste ano. Na avaliação do parlamentar houve irregularidades no acordo e descumprimento do que ele determina em relação às inserções de parlamentares na tevê. Olimpio apontou similaridades nos textos das empresas que enviaram propostas para a execução desse serviço, como erros ortográficos e de digitação. Segundo o deputado, as empresas contratadas pela Fundação Anchieta (América e Luaxe) não entregaram as inserções conforme determina o contrato mas receberam o pagamento pelo serviço. (FG)



Sindiesporte



Edson Ferrarini (PTB) defendeu as mulheres policiais e o reconhecimento de seu trabalho. O deputado comprometeu-se a lutar para que isso aconteça. Em seguida, Ferrarini homenageou o Sindesporte, entidade sindical que comemmora 60 anos, e tem a finalidade de coordenar, orientar, proteger, representar e defender legalmente todos os empregados de entidades esportivas. De acordo com o deputado, o Sindesporte durante todo esse tempo se preocupou com seus funcionários e em atendê-los da melhor maneira possível. Parabenizou o presidente da instituição, Jachson Sena Marques. (DV)



Contra a saúde pública



Carlos Giannazi (PSOL) comemorou a decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública suspender os efeitos da lei que permite destinar 25% dos leitos de hospitais públicos para atender pacientes de planos de saúde. O deputado lembrou que a lei foi aprovada por partidos com representação na Asembleia, aliados à base governista. "É um crime contra a saúde pública", criticou. Giannazi contou que quando a lei foi sancionada, procurou o Ministério Público para mover uma ação e impedir que ela viesse a ter efeito. E fez um alerta: "Os membros da base governista estão votando cegamente projetos que prejudicam a população". (DV)



Violência



Para Jooji Hato(PMDB), o alto gasto do governo com pacientes de hospitais públicos é culpa da violência no Estado. O deputado acredita que se ela for combatida, o governo poderá gastar menos com a saúde e investir em outras áreas. Mas para diminuir a violência, segundo Hato, é necessário implantar blitze de desarmamento e controlar a venda e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilegais, como maconha, cocaína, crack, oxi, entre outras. "Jamais teremos segurança e qualidade de vida enquanto não lutarmos contra essas questões", apontou.(DV)



Drogas



Jooji Hato (PMDB) comentou sua participação na audiência pública sobre o Orçamento do Estado para 2012, na Câmara de Diadema. Segundo o deputado, a região tem muitas necessidades em diversas áreas diferentes: "O que me surpreendeu foi o pedido de instalação de clínicas para tratamento de usuários de drogas ". O parlamentar mostrou algumas imagens feitas pela polícia norte-americana, que representavam a deploração física de usuários de drogas, e declarou: "Faltam políticas públicas e trabalho preventivo na área. Hoje o consumo de crack atinge todas as camadas da população. É lamentável". (DA)



Atraso na linha amarela



Alencar Santana (PT) defendeu o Projeto de Lei 529/2011, de sua autoria, que proíbe a cobrança pelo uso de banheiros em rodoviárias. A proposição foi sancionada pelo governador no dia 15/9. Segundo o deputado, "a cobrança era um abuso, pois quando se compra a passagem há embutida uma taxa de embarque, que serve para a manutenção dos serviços da rodoviária". O parlamentar queixou-se da atual situação do transporte público e comentou a falha que atrasou em quase quatro horas o funcionamento da linha 4-amarela do metrô, no dia 3/10: "Muitos trabalhadores foram prejudicados; precisamos dar prioridade ao transporte". (DA)



CPI da verdade



Edinho Silva (PT) falou nesta terça-feira, 4/10, como presidente estadual do PT e, e em nome da bancada do PT na Assembleia, apresentou a posição de seu partido em relação à denúncia de suposto envolvimento de parlamentares na venda de emendas. Segundo Edinho, o PT defende a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar o caso. Para ele, a CPI é o único instrumento legítimo para descobrir se a denúncia tem fundamento, se é verdadeira, pois "o povo de São Paulo precisa de uma resposta do Parlamento paulista a respeito". (MZ)



Linha 4 do Metrô



Simão Pedro (PT) afirmou que, segundo o governo do Estado, a construção da Linha 4 do Metrô pelo sistema de Parceria Público Privada (PPP) terá 73% dos recursos originários de capital público e 27% advindos da iniciativa privada. Em sua opinião, se o governo consegue arcar com mais de 70% do custo da obra, deveria buscar aportes de dinheiro de outros órgãos, o que o deixaria com controle total da exploração da linha. (MZ)



Apuração apartidária



Para Pedro Tobias (PSDB), a apuração das denúncias que envolvem os deputados e as emendas devem ser absolutamente apartidárias, pois, "ética e moral independem de partidos políticos", asseverou. Tobias opinou também que quem faz a denúncia deve apontar o nome dos denunciados. (MZ)

alesp