Salvador Khuriyeh pede mais investimentos para tratamento de esgoto


03/07/2001 16:26

Compartilhar:


O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) apresentou requerimento à Assembléia Legislativa solicitando do governo estadual informações sobre a possibilidade de se estender ao Vale do Paraíba um programa de recuperação ambiental, visando oferecer melhores condições sanitárias e ambientais à região. Segundo Khuriyeh, a região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira têm os menores índices de tratamento de esgoto do Estado.

O deputado ressalta que a meta do governo é tratar pelo menos 70% dos resíduos na áreas de atuação da Sabesp, mas que nas regiões citadas o índice de tratamento alcança, no máximo, 41% dos resíduos, enquanto que a região de Araçatuba processa seu esgoto a uma taxa de 77%, o que dá ao Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira o pior índice registrado no Estado.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema, cidades históricas, como Taubaté, e turísticas, como Campos do Jordão, não têm nenhum programa de tratamento de esgoto. "Para minimizar esse quadro, fiz um requerimento de informações para que se possa ter ciência do montante que deverá ser destinado ao saneamento na região, como ocorreu recentemente com a Baixada Santista. Pela importância sócio-político e econômica do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, lutaremos para que tais investimentos ocorram", afirmou Khuriyeh.

A Sabesp dispõe de R$ 40 milhões para tratamento de esgoto em cidades como Taubaté, Campos do Jordão, São José dos Campos e Pindamonhangaba, entretanto necessita, de, pelo menos, R$ 130 milhões, como explicitou a diversos órgãos de imprensa o vice-presidente da Sabesp no Interior, Plínio Xavier de Mendonça Júnior.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Salvador Khuriyeh - 3886-6576/6584)

alesp