ILP divulga nesta quarta-feira a versão 2010 do Índice Paulista de Responsabilidade Social

Publicação com o perfil dos municípios será lançada no 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos
22/02/2011 20:38

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, divulga nesta quarta-feira, 23/2, a versão 2010 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), com os dados coletados em 2008 pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A divulgação será feita logo após a abertura do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos, promovido pelo ILP em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). O Encontro acontece no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/2), das 9h às 18h.



O IPRS chega a sua 6ª edição trazendo dados referentes a duas novas demandas: o envelhecimento da população e o atendimento aos portadores de necessidades especiais. Essas novas demandas se juntam aos aspectos que vêm sendo analisados desde a criação do índice " riqueza, longevidade e educação " para traçar um retrato de cada município e da aplicação que cada um deles faz dos recursos que administra, de forma a ser uma ferramenta a auxiliar os administradores públicos.



IPRS 2010 aborda dois novos temas: envelhecimento e atendimento a portadores de necessidades especiais



IPRS permite aos municípios identificar problemas e adotar práticas bem-sucedidas

Ao padronizar as informações socioeconômicas disponíveis e construir um sistema de indicadores consistente e frequentemente atualizado de cada um dos 645 municípios paulistas, o IPRS permite às administrações municipais identificar seus pontos fortes e seus problemas, confrontando-se com municípios semelhantes, além de proporcionar a busca de soluções por meio de parcerias regionais ou da adoção de práticas bem-sucedidas em municípios bem posicionados, além de uma competição saudável por melhorar as condições de vida de suas populações.



Histórico



Em 2000, como fruto do seminário São Paulo Século 21, a Assembleia Legislativa solicitou à Fundação Seade a construção de indicadores que expressassem o grau de desenvolvimento social e econômico dos municípios paulistas. O resultado desse trabalho foi a criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), de acordo com o Seade, "ferramenta para identificação do perfil dos municípios paulistas, projetando, ainda, a visão da região administrativa onde estão inseridos e sua posição em relação ao desempenho médio do Estado. Tal indicador acompanha o paradigma do desenvolvimento humano, que considera necessário levar em conta as condições de longevidade e escolaridade da população, associadas à situação da renda".



Programação do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos





O 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.







23 de fevereiro





9h - Abertura.



10h - Lançamento do IPRS " Índice Paulista de Responsabilidade Social.



11h - Eficiência em Compras Públicas: Como Fazer Mais com Menos - Prof. Dr. Alexandre Motta - Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério do Planejamento.



12h - Almoço (livre).



14h - Redução de Despesas Municipais - Prof. Dr. Rodrigo Mauro Ruiz de Matos.



15h - Ideias para um Município Sustentável - Sergio Cintra " Especialista em Gestão Ambiental.



16h - Café.



16h30 - Educação Inclusiva para os Municípios - Dra.Linamara Battistella " secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiencia.



17h30 - Comunicação.



18h - Encerramento.







24 de fevereiro



9h - Controle Interno na Administração Pública - Sergio Rossi - diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.



10h30 - Como implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município - Ricardo Tortorella " diretor superintendente do Sebrae/SP.



11h30 - Comunicação.



12h - Almoço (livre).



14h - Como obter recursos federais para os municípios - Orlando de Sá Cavalcante Neto - diretor da Consultoria Geral de Orçamento do Senado Federal.



15h - Educação no Município: Qualidade com Sustentabilidade - Profa. Cléia Maria da Luz Rivero - doutora em educação.



16h - Café.



16h30- Liderança do Futuro - Prof. Dr. Augusto Cury - médico, psiquiatra e escritor.



17h30 - Premiação Boas Práticas Legislativas - paraninfo: professor doutor Ives Gandra da Silva Martins.



19h - Coquetel.

alesp