Representação denuncia sites de orientação neonazista


13/06/2002 17:55

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Renato Simões (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, entregou nesta quarta-feira, 12/6, ao procurador geral de Justiça, Luís Antonio Guimarães Marrey, representação denunciando a existência de sites de orientação neonazista, de conteúdo tido como preconceituoso e discriminatório. Além de textos que pregam a "preservação da raça pura" através de atos violentos, constam dos documentos apresentados várias mensagens eletrônicas que integrantes de grupos extremistas trocaram entre si ressaltando a importância da articulação entre os que pregam essa ideologia.

"Na representação existem elementos importantes para identificar os autores das mensagens e, pela primeira vez, temos um raio x das ramificações destes grupos em vários Estados brasileiros", disse Renato Simões. "Espero que as investigações resultem na criminalização dos responsáveis, criando jurisprudência na aplicação da Lei de Crimes Raciais".

Acompanharam o deputado integrantes do Movimento Negro Unificado, da Coordenação Nacional das Entidades Negras, da Federação Israelita, da Associação Brasileira das Vítimas do Holocausto e do Conselho de Defesa da Pessoa Humana (Condep).

alesp