Deputada reúne-se com gerente da Dersa


06/05/2005 19:52

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) reúne-se nesta terça-feira,10/5, com o gerente de Operações da Dersa, Ricardo Goulart. Na pauta do encontro, a busca de soluções para os problemas na travessia de pedestres entre Santos e Vicente de Carvalho. A parlamentar quer saber por que não avança o projeto de modernização daquele serviço, anunciado em outubro de 2003 pela Secretaria Estadual de Transportes.

"Há quase dois anos, foram anunciadas uma série de medidas, mas até agora de concreto só houve a reforma dos terminais. A modernização das barcas em operação e a implantação de novas embarcações continuam só no papel. São milhares de pessoas que utilizam o serviço diariamente e têm direito à qualidade", enfatiza a deputada Prandi.

Outra preocupação da parlamentar é com a manutenção das barcas. Segundo Maria Lúcia, gasta-se muito dinheiro com estes serviços, mas as embarcações estão sempre apresentando problemas. Estimativas da própria secretaria apontavam, em 2003, um gasto anual de R$ 5 milhões em reparos nas balsas e barcas.



Obras

A parlamentar vai aproveitar o encontro para saber detalhes sobre o andamento das obras de ampliação dos bolsões de embarque nas duas margens da travessia de veículos entre Santos e Guarujá. Outro ponto que será colocado trata do processo de aquisição de uma nova balsa para esta ligação.

Conforme recorda a deputada Prandi, em outubro de 2003, o secretário de Transportes, Dario Rais Lopes, anunciou a construção de oito novas balsas, cinco delas para a travessia Santos " Guarujá e as demais para São Sebastião " Ilhabela. A meta era que até o fim desta década todas as novas embarcações já estivessem em operação.

"Estas balsas seriam construídas à partir de projetos específicos elaborados pelo corpo técnico da Dersa, proporcionando mais agilidade nas manobras e fluidez no transporte dos veículos. Ano passado, uma balsa usada foi comprada e reformada. E as outras sete serão novas como era o compromisso inicial? Como está o cronograma para cumprimento das metas estabelecidas?", indaga a parlamentar.

Novas travessias

A deputada Prandi também irá reforçar o apoio à criação de novas travessias na Baixada Santista. "Nossa região tem um enorme potencial hídrico que precisa ser aproveitado para baratear o custo do transporte, encurtar distâncias e tornar mais ágil o deslocamento entre as cidades", argumenta. Segundo apurou, a Dersa tem concluídos estudos que apontam a viabilidade de pelo menos quatro novas travessias. Uma delas ligaria a área continental de Santos ao Guarujá. Outra faria o quadrilátero Vila Lígia " Vicente de Carvalho (Guarujá) " Ponta da Praia " Centro (Santos). Há, ainda, possibilidade de criação de linhas entre o Pólo Industrial de Cubatão e o cais do Valongo e as partes insular e continental de São Vicente. "Vamos unir esforços e pressionar no sentido de que sejam ampliadas as alternativas de transporte na região", conclui.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp