Adolescentes querem aumentar programa de estágio nas empresas


12/09/2003 15:00

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT) recebeu nesta quinta-feira, 11/09, na Assembléia Legislativa, 60 jovens entre 14 e 16 anos, atendidos pela Sociedade Estrela Azul, de Mauá, que fazem parte do programa Adolescente Multiplicador -14 deles já ingressaram no programa Adolescente Trabalhador e estão estagiando no Banco do Brasil.

Os jovens entregaram um documento ao parlamentar, pedindo apoio para que mais empresas do Grande ABC firmem parcerias com a entidade, a fim de criar mais oportunidades de trabalho.

A Sociedade Estrela Azul existe desde 1976, e atualmente atende 336 crianças e adolescentes, todos matriculados em escolas públicas, um dos critérios de aceitação nos programas.

Esta foi a primeira vez que os jovens da Estrela Azul visitaram o Parlamento paulista. O grupo, acompanhado do presidente da entidade, Antônio Borges Souza, e da coordenadora de projetos, Maria Helena Martins, assistiu a parte da sessão da Assembléia e fez diversas perguntas ao deputado Donisete Braga sobre o funcionamento do Poder Legislativo. O parlamentar lembrou aos jovens que é autor da Lei Estadual 10.959/2001, que cria no âmbito do Estado uma agência para intermediar estágios remunerados para jovens na fase universitária. Segundo a lei, as empresas ficariam responsáveis pelo pagamento das mensalidades da faculdade.

"Estamos aguardando que o governador regulamente a lei, para que milhares de jovens ganhem a oportunidade de fazer um curso superior", disse. Donisete lamentou que só 11% dos brasileiros entre 18 e 24 anos freqüentem escolas superiores, um dos índices mais baixos da América Latina. "Perdemos para a Argentina (42%), o Chile (31%) e para a Bolívia (24%)", afirmou, acrescentando que as instituições de ensino superior particulares respondem por mais de 70% do total das matrículas.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp