Hospitais com leitos "adotados" pela iniciativa privada


09/04/2008 17:33

Compartilhar:


Os hospitais públicos do Estado de São Paulo devem ganhar, em breve, um reforço para melhorar o atendimento à população. A Assembléia Legislativa aprovou, na semana passada, projeto de lei da deputada Vanessa Damo (PV) que possibilita a pessoas físicas ou jurídicas custearem leitos hospitalares em qualquer instituição de saúde do Estado.

De acordo com o PL, cada unidade de saúde pode determinar o valor a ser recebido para manutenção do leito. O custo será calculado pela somatória das despesas de uma enfermaria dividido pelo número total de leitos existentes no hospital. Para estimular a adesão ao projeto, a título de reconhecimento público ou mesmo de ação publicitária, os adotantes podem, se quiserem, ter seus nomes expostos em local de fácil visualização. Estão autorizados também a divulgar produtos e serviços no hospital, desde que não sejam ligados ao tabagismo, bebidas alcoólicas, artigos eróticos, armas de fogo e marcas de empresas ou produtos alimentícios com propriedades nutricionais baixas.

"Tenho certeza de que, após ser sancionado pelo Executivo, o projeto de lei terá grande adesão, principalmente de beneméritos e empresas. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada é bem criteriosa e beneficia ambas as partes. Mas quem sairá ganhando mesmo é a população de baixa renda, que mais carece de atendimento médico de qualidade e gratuito", afirma a deputada.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp