Alto do Tietê pode ganhar universidade pública

Deputado Gondim defende criação de cursos superiores públicos de qualidade na região do Alto Tietê
20/06/2002 09:40

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) apresentou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo projeto de lei criando a Universidade Estadual do Alto Tietê para aperfeiçoar a qualidade do ensino superior na região e oferecer maiores oportunidades aos estudantes.

Segundo o parlamentar, a universidade deverá, caso a medida seja aprovada em plenário, fazer da pesquisa científica uma de suas prioridades. "Temos uma carência muito grande neste sentido e percebemos que, até por vocação, as instituições públicas estão mais voltadas a esta finalidade", disse o deputado, citando, por exemplo, a Universidade de São Paulo.

Pela proposta de Gondim, a Universidade do Alto Tietê poderá ter atuação nas diversas áreas do mercado. Para ele, entretanto, será possível valorizar ainda mais os cursos voltados para o ecoturismo, considerado um caminho para aumentar a renda dos municípios, gerar empregos e preservar o meio ambiente.

"Possuímos uma quantidade enorme de indústrias com perfil diferenciado e os trabalhadores teriam mais acesso a informações e cursos de formação profissional superior com uma estrutura financiada pelo governo", defendeu Gondim. Na opinião do parlamentar, "o princípio da universalização do ensino tem de ser seguido em todos os patamares, inclusive nas universidades, e o Alto Tietê já merece, por condições financeiras e geográficas, uma estrutura deste tipo".

Melhorar a qualidade de vida dos moradores também é uma meta da Universidade do Alto Tietê através da criação de atividades especificas voltadas para a realidade da região. "Hoje em dia quem não pode pagar fica de fora da universidade e, desta forma, do mercado. Precisamos mudar esse quadro, oferecendo cursos superiores gratuitos e, acima de tudo, com qualidade", ressaltou.

Pelo projeto, a sede inicial da Universidade do Alto Tietê será Mogi das Cruzes, mas há a previsão de descentralização das atividades de acordo com a demanda em outros municípios.

alesp